Apesar da imprensa ter reportado há um ano que companhia testava protótipo, é a primeira vez que Uber revela fotos oficiais do veículo.
Quase um ano depois de a imprensa ter reportado que a empresa testava um protótipo de carro sem motorista nas ruas de Pittsburg (EUA), a empresa finalmente divulgou uma foto oficial de seu carro autônomo nesta quinta-feira .
Trata-se de um Ford Fusion híbrido equipado com radares, scanners a laser e câmeras de alta resolução responsáveis por mapear as condições urbanas do trânsito por onde o veículo passa.
“Estamos focados em acertar a tecnologia e garantir que é segura para todos nas estradas – pedestres, ciclistas e outros motoristas”, escreveu o Uber em seu blog.
Novo recurso do Uber permite acompanhar o trajeto de amigos e familiares
Da mesma forma que os carros autônomos do Google que seguem sob teste em Mountain View, o carro do Uber conta com um motorista responsável na direção.
O repórter Aaron Aupperlee, do Tribune Review de Pittsburgh, foi o primeiro a fazer um “test-drive” do carro do Uber. Segundo ele, o veículo acelerava, freava e realizava outras funções básicas por conta própria.
Quando o carro saía do modo autônomo, pois seus sensores detectavam um carro na sua direção ou ainda encontrava algo que não reconhecia no seu sistema e não sabia como lidar com tais condições, o carro avisava o motorista com um sonoro alerta antes de sair do modo autônomo.
Os sensores do carro detectavam carros estacionados, ciclistas, pedestres imprudentes e até mesmo um ganso atravessando uma avenida, disse o repórter.
Vale ressaltar que é a primeira vez que o Uber oficialmente confirma que está testando tecnologia veicular autônoma própria na cidade de Pittsburgh, apesar de rumores e relatos de sites terem identificado o carro na cidade.
A companhia instalou seu centro de tecnologias avançadas, o Advanced Technologies Center em Pittsburgh, onde profissionais que já passaram pelo Google e pela Carnegie Mellon University trabalham na tecnologia. Por enquanto, a empresa não revelou quantos carros autônomos seguem sob teste.