A Um Telecom apresentou ontem (15/1) a marca e a composição corporativa da sua unidade de negócios de data centers. O aguardado primeiro data center da Atlantic Data Centers foi batizado de “Recife1′ e as obras já iniciaram. O empreendimento está localizado no Parque Tecnológico de Eletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel), no bairro da Várzea, no Recife (PE).
CONTEÚDO RELACIONADO: COO da Um Telecom quer energia limpa para que o setor de data centers possa crescer
A Atlantic Data Centers terá os executivos Daniel Gomes e Joselito Bergamaschine nas posições de presidente e vice-presidente, respectivamente. Na coletiva de lançamento da marca, Gomes destacou que a missão da companhia é “impulsionar a transformação digital das empresas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Nordeste e do Brasil”.
“O Recife1 será um pilar estratégico para atender empresas de tecnologia e nuvem, como big techs e outras, e também as grandes corporações de setores como saúde, indústria, finanças e games, assim como governos, pequenas e médias empresas em processo de expansão digital. Essa infraestrutura irá alavancar a competitividade dessas organizações”, complementou o VP, Bergamaschine .
Investimento robusto
Com um investimento total de R$ 300 milhões, o Recife1 será desenvolvido em três fases, ocupando uma área de quase 14 mil m². A primeira etapa contará com capacidade para mais de 150 racks, uma potência de 1 MW dedicada a equipamentos de TI e recursos iniciais de R$ 50 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
As duas etapas seguintes adicionarão o equivalente a pelo menos mais cinco vezes que a primeira fase, podendo chegar a 6 MW ou mais de carga de TI, tornando o empreendimento de alta escalabilidade e modularidade para crescer de acordo com a demanda.
O empreendimento será parcialmente alimentado por energia solar, com geração proveniente da usina fotovoltaica da Um Telecom, localizada em São Caetano (PE). A usina ocupa uma área de 1 hectare e possui capacidade de geração de 120.000 kWh/mês, contribuindo para a redução de emissões de carbono e reforçando o alinhamento da Atlantic Data Centers com as melhores práticas ambientais.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X.