Um terço dos fornecedores de tecnologia e serviços com planos para o desenvolvimento de soluções com tecnologia de inteligência artificial (IA) espera investir ao menos US$ 1 milhão nos próximos dois anos. Isso é o que mostra a mais recente pesquisa do o Gartner, que aponta que 87% dos entrevistados com iniciativas ligadas às tecnologias de IA acreditam que o volume de investimento voltado a esse setor aumentará em um ritmo rápido até 2022.
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Os investimentos aumentam de acordo com o reconhecimento do potencial da inteligência artificial, não apenas para avaliar dados críticos e melhorar a eficiência dos negócios, mas também para criar produtos e serviços, expandir sua base de clientes e gerar novas receitas.
Em comparação com outras áreas de tecnologia emergentes, como nuvem e Internet das Coisas (IoT), as tecnologias de IA tiveram a segunda maior alocação de investimento médio relatados. Os entrevistados cujas organizações investiram em inteligência artificial, relataram seu maior investimento planejado em visão computacional, com uma média de US$ 679 mil nos últimos dois anos.
Nível de investimento alocado para tecnologias de Inteligência Artificial
Segundo o estudo, poucos entrevistados relataram valores de investimentos menores do que US$ 250 mil para tecnologias de inteligência artificial, indicando que o desenvolvimento desse segmento é caro em comparação com outras inovações tecnológicas.
Barreiras para a adoção de IA
A pesquisa também destaca a relativa imaturidade das tecnologias de inteligência artificial em comparação com outras áreas de inovação. Pouco mais da metade dos entrevistados relatou uma adoção significativa de seus produtos e serviços habilitados para IA, mas 41% dos entrevistados citaram as tecnologias emergentes de inteligência artificial como ainda em desenvolvimento ou em estágios iniciais de adoção, o que significa que há uma onda de adoção potencial à medida que novas soluções ampliadas entram em disponibilidade geral.
A imaturidade da tecnologia é citada como a principal razão entre as organizações que investem em Inteligência Artificial, levando ao fracasso na hora de se integrar uma tecnologia emergente. Além disso, os líderes de produto que investem em Inteligência Artificial cujas implementações estão progredindo mais lentamente do que o esperado, relataram a complexidade do produto e a falta de talentos com habilidades para a produção como os principais obstáculos ao seu progresso.
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