Estratégias

Unimed aposta em reposicionamento da marca

Dalmo Claro de Oliveira

Dalmo Claro de Oliveira

A estratégia é resultado de estudo que comprovou que o nome Unimed Seguros era confundido com a marca de plano de saúde Unimed.

A Seguros Unimed, antes chamada Unimed Seguros, aposta em estratégia de reposicionamento de marca para ser reconhecida pelo mercado como uma seguradora do Sistema Unimed. O objetivo com a reestruturação é atrair novos clientes, de modo a posicionar a empresa como uma das mais promissoras seguradoras do país.

O processo de reestruturação da marca teve início com um profundo estudo, realizado pela Troiano Consultoria, para avaliar a percepção que clientes, corretores, e cooperados tinham da seguradora. O resultado comprovou a necessidade da companhia, que faz parte de um grupo conhecido, a Unimed, de ter maior personalidade em seu ramo de negócios, a área de seguros.

A pesquisa revelou que a ex-marca Unimed Seguros era confundida pelo usuário, decisor da compra, e até mesmo pelos corretores de seguros. Segundo a empresa, a seguradora não era conhecida, pois a marca Unimed já possuia muita força como plano de saúde, o que proporcionava o não entendimento do que seria a Unimed Seguros.

Além no nome, a empresa mudou a cor de seu logotipo, antes verde, para azul. A recém criada identidade visual da empresa foi desenvolvida pela Tátil Design. De acordo com a Seguros Unimed, a nova marca sintetiza os valores nos quais a empresa acredita, com foco está nas pessoas. Por isso, a comunicação desenvolvida pela agência Lew Lara traz o slogan: Cuidado inspirado em você. No total, dois milhões foram investidos no reposicionamento.

Hoje, a Seguros Unimed conta uma carteira de clientes de 5,4 milhões de segurados em todo o Brasil, nos segmentos Vida, Previdência e Saúde. No entanto, para Dalmo Claro de Oliveira, presidente da seguros Unimed, há ainda muito o que ser conquistado: “A nova marca é o primeiro passo de reposicionamento no mercado, com vistas à expansão de nossos negócios”. De acordo com a empresa, os resultados com o reposicionamento da marca devem aparecer a longo prazo. O ano de 2009 será para fixar a marca, e, em 2010, a seguradora acredita colher os grandes frutos da estratégia.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *