Foram comercializados 47 milhões de aparelhos no ano passado. Receita subiu 1,2%, motivada pelo aumento do ticket médio.
A IDC Brasil divulgou o estudo IDC Brazil Mobile Phone Tracker Q4, onde mostra queda de 13,4% na venda de smartphones no ano passado em comparação com 2014, a primeira baixa em cinco anos, encerrando o período com 47 milhões de aparelhos vendidos. Ainda de acordo com o levantamento, os features phones (celulares convencionais) tiveram queda de 74%, com 4,3 milhões de unidades comercializadas.
Para o analista de Pesquisa da IDC Brasil, Leonardo Munin, o mercado de smartphones foi impactado pela alta do dólar. “Mesmo com alguns fabricantes nacionais apostando no mercado de celulares, os insumos são importados e, ao longo do ano, foi necessário fazer de três a quatro repasses nos preços dos aparelhos”, explica. A previsão da consultoria para 2016 é de outra retração de 13%, com 41 milhões de aparelhos sendo vendidos.
A queda também foi motivada pelo aumento no ciclo de vida dos celulares, que era de um ano e meio e passou para dois anos, ou seja, o consumidor tem preferido ficar com um aparelho por mais tempo, fazendo pequenos reparos, se necessário.
A notícia boa é que, mesmo com a queda nas vendas, a receita apresentou crescimento de 1,2% na comparação com 2014. Isso porque o ticket médio passou de R$ 750 para R$ 880 no período. “Em 2015, os consumidores passaram a investir em celulares mais caros”, afirma Munin.
4º trimestre
O 4º trimestre de 2015 apresentou queda de 32% na comparação com 2014. Foram vendidos 11,6 milhões de smartphones no país. Segundo Munin, o último trimestre foi o mais fraco desde 2013, sendo que os meses de janeiro a março tiveram a melhor média do ano. “Nem as festas de fim de ano e a Black Friday foram capazes de incentivar o consumo na mesma proporção dos últimos anos”, completa o analista da IDC.
Posição do Brasil na América Latina e no mundo
Em 2014, as vendas de smartphones no Brasil representaram 42% da fatia total na América Latina. Em 2015, houve uma queda de 8%, com o país representando 34% das vendas totais de aparelhos na região.
Mundialmente, a comercialização dos celulares no Brasil representava 4,4% do total no ano de 2014 e, em 2015, passou para 3,4%. Mesmo assim, o Brasil ainda é o quarto maior consumidor em unidades, perdendo apenas para China, Estados Unidos e Índia.