Análise Setorial

Vendas de smartphones aumentaram 20% no terceiro trimestre de 2014

Vendas nos mercados emergentes apresentaram o maior crescimento de todos os tempos, ao passo que na Europa Ocidental continuam em declínio. 

As vendas mundiais de telefones celulares para usuários finais mantiveram-se constantes no terceiro trimestre de 2014, de acordo com a Gartner, empresa de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia. Porém, as vendas de smartphones para usuários finais aumentaram 20,3%, chegando a 301 milhões de unidades.

“As vendas de telefones com recursos diminuíram 25% no terceiro trimestre de 2014, pois a diferença de preço entre telefones com recursos de smartphones Android de baixo custo está diminuindo ainda mais”, diz Roberta Cozza, Diretora de pesquisas da Gartner. No terceiro trimestre de 2014, os smartphones foram responsáveis por 66% do mercado total de celulares, e os analistas do Gartner estimam que, até 2018, nove entre 10 telefones serão smartphones.

Em termos regionais, os mercados emergentes apresentaram alguns dos maiores crescimentos jamais registrados, com a Europa Oriental, o Oriente Médio e a África apresentando o maior crescimento no terceiro trimestre de 2014, com aumento de 50% em termos anuais das vendas de smartphones. Entre os mercados maduros, os EUA apresentaram o maior crescimento, com um aumento de 18,9% no terceiro trimestre de 2014, impulsionado pelo lançamento dos iPhones 6 e 6 Plus. A Europa Ocidental registrou um declínio de 5,2%; o terceiro declínio consecutivo neste ano.

“No período das festas de fim de ano prevemos um recorde das vendas do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus, mas não devemos subestimar os fornecedores chineses e as marcas locais”, afirma Annette Zimmermann, Diretora de pesquisas da Gartner. O Gartner prevê que as vendas dos smartphones chegarão a 1,2 bilhão de unidades em 2014.

Análise dos principais fornecedores de smartphones

No terceiro trimestre de 2014, três dos cinco maiores fornecedores de smartphones foram os chineses Huawei, Xiaomi e Lenovo, que aumentaram sua participação coletiva no mercado em 4,1 pontos percentuais. “Com a capacidade de reduzir custos e oferecer ótimas especificações, as marcas chinesas estão bem posicionadas para também se expandirem nos principais mercados Premium de telefones e atenderem às necessidades de melhorias dos usuários que desejam telefones Premium, mas não podem comprar produtos avançados da Apple ou da Samsung”, diz Roberta. A fatia de mercado combinada aos smartphones da Apple e da Samsung totalizou 37% no terceiro trimestre de 2014, sete pontos percentuais abaixo do mesmo período do ano passado. “Mais do que nunca o mercado de smartphones está mudando, pois mais players intensificam seu jogo nesse espaço”, afirma a executiva.

Samsung: as vendas dos telefones com recursos e smartphones da Samsung declinaram em 2014, e a empresa perdeu participação no mercado nos dois setores. O maior declínio da Samsung foi registrado nos telefones com recursos, que sofreram uma redução de 10,8% em termos anuais. A demanda por smartphones da empresa enfraqueceu, principalmente, na Europa Ocidental e na Ásia. As vendas dos smartphones da Samsung declinaram 28,6% na China, que é o maior mercado da empresa.

Apple: as vendas de iPhones cresceram 26% no terceiro trimestre de 2014 com o lançamento de dois telefones com telas grandes: o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. A Apple cuidou de neutralizar a vantagem dos concorrentes com Android. O Gartner prevê que a Apple vai registrar seu maior crescimento histórico nas vendas do quarto trimestre, com seus dois telefones de tela grande tendo uma demanda maior que a oferta desde seu lançamento.

Huawei: embora a Huawei tenha passado para a terceira posição no terceiro trimestre de 2014, ainda há menos que um milhão de unidades entre os três fornecedores que menos vendem smartphones e os cinco que vendem mais.

Xiaomi: a marca fez sua estreia entre os cinco principais fornecedores de smartphones. A empresa apresentou o maior crescimento do trimestre, com um aumento de 336% impulsionado pelo forte desempenho da China, onde se tornou líder do mercado.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *