As compras de bens de grande consumo (FMCG) impulsionaram o crescimento do varejo moderno entre os dias 4 e 10 de maio. Com alta de 15,3%, os segmentos de Alimentos, Sazonais, Bazar e Têxtil se destacaram na comparação com a semana anterior, segundo levantamento da Nielsen Brasil. Outro dado importante é a recuperação nas vendas de quase 90% das cestas, indicando um cenário de abastecimento dos lares brasileiros.
E-commerce vende o equivalente a quase quatro semanas de Black Friday durante o mês de abril
O varejo moderno, que engloba Autosserviço, Cash&Carry e Cadeias de Farmácias, expandiu 11,4% no acumulado do ano (comparado com 2019). Nesse contexto, Cash&Carry segue como destaque com performance positiva de 17,6%, seguido por Farmácia, que cresceu 10,3% em quatro meses.
Para a Nielsen Brasil, a análise indica que o início do mês de maio foi um momento de abastecimento, assim como ocorreu na semana anterior. Todas as cestas contribuíram para a alta no período, com destaque para Alimentos, Sazonais, Bazar e Têxtil, com crescimentos de 15,6%, 26,6%, 37,3% e 66,1%, respectivamente.
Com a covid-19, as vendas do segmento de Limpeza têm se destacado desde o começo do isolamento para controle da doença. Na segunda semana de maio, com crescimento total de 11,7%, os produtos com melhor performance de vendas nesta cesta foram Sabão em Pó (+12,9%), Amaciantes (+13,4%), Água Sanitária (+10,4%) e Sabão em Barra (+17,8%). Praticamente todos os itens que compõem esse segmento apresentaram expansão.
A procura por Alimentos cresceu 15,7% e também contribuiu para o resultado positivo, com incremento de 30,3% nas vendas de Chocolate, 27,7% de alta nas compras de Leite Condensado, 12,9% de crescimento em Bolachas e 10,2% em Leite em Pó. A alta significativa nas vendas de chocolates está relacionada ao Dia das Mães.
Com o abastecimento das despensas, entre os dias 4 e 10 maio, as compras de Commodities aumentaram 14,3%, com alta em todos os produtos básicos que integram a cesta. Destaque para o crescimento nas vendas de Arroz (+22,4%), Feijão (+20,6%), Óleo (+18%), Café em Pó (+16,3%) e Açúcar (+14,6%).
Higiene & Beleza manteve o movimento de crescimento verificado na semana anterior, e neste segundo período de maio a variação foi de 12,9%. Essa alta foi impulsionada pelo aumento nas vendas da maior parte das categorias, principalmente Papel Higiênico (+15,5%), Tratamentos de Pele (+21,7%), Sabonete (+15) e Creme Dental (+15,9%).
A cesta de Bebidas, com alta importância para o varejo, cresce pela terceira semana consecutiva, com alta de 4,5% no período. Os aumentos de vendas mais significativos foram de Vinhos de Mesa (+37,1%), Refrigerantes (+6,1%), Sucos Prontos para Beber (+6,8%), Whisky (+16,2%) e Suco em Pó (+6,6%). Já as principais retrações neste segmento foram: Cerveja (-2%), Água Mineral (-5%), Misturas Alcoólicas (-8,6%) e Gin (-12,7%).
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.