Queda é puxada pelos dispositivos móveis, que encolherão em 21 milhões de vendas ao fim do período.
Vendas mundiais de dispositivos de computação pessoal (PCD, na sigla em inglês), que incluem desktops, notebooks e tablets, deverão cair em cerca de 30 milhões de unidades de 2016 até 2021, segundo a IDC. Com a queda das 435 milhões de unidades para 430,2 milhões, a taxa composta de crescimento anual (CAGR) para o fim do período será de -1,4%.
Vendas mundiais de PCs alcançam 60,3 mi no primeiro trimestre, aponta IDC
Segundo a consultoria, a expectativa é que este mercado retome o crescimento em 2019, mas ainda com uma margem pequena. No primeiro trimestre de 2017, o mercado tradicional de PCs registrou o seu primeiro crescimento ano a ano desde 2012, influenciado pela recuperação nos mercados da Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e Ásia/Pacífico.
Apesar da melhora neste ano, de apenas 1%, a IDC espera que as vendas de PCs devem entrar em declínio até 2019, quando retomará o crescimento. Os notebooks devem ter um modesto crescimento no período, impulsionado pelo mercado comercial e por um movimento de atualização para modelos ultraslim.
De acordo com comunicado da consultoria, a evolução constante de designs finos e conversíveis em notebooks e o aumento dos gastos comerciais devem estabilizar as vendas globais do mercado de PCs.
“Embora as remessas de PC tradicionais deverão diminuir ligeiramente até o fim da previsão, o aumento das vendas com trocas e o crescimento mais estável em regiões emergentes vão manter o índice positivo e sustentar os embarques anuais totais acima de 252 milhões em toda a previsão”, afirma a IDC.
Na categoria de tablets, a expectativa é de que as vendas caiam em 21 milhões de unidades. Os modelos slate devem continuar caindo em dois dígitos este ano, com um retardo na retração nos últimos anos da previsão. Já os modelos 2 em 1, similares a notebooks, vão manter o forte crescimento.
Apesar disso, a consultoria diminuiu as projeções de vendas de tablets 2 em 1, baseado nas expectativas não atingidas em relação ao ano passado. “Novos modelos continuam a chegar ao mercado, mas a realidade desta categoria de produto é que a Microsoft e a Apple têm um controle de mercado perto de 50% do volume juntas”, diz a IDC. Além disso, ambas as empresas têm lançamentos de produtos muito cíclicas e preços relativamente altos.
Fator de forma | Vendas em 2016* | Market Share 2016 | Vendas em 2021* | Market Share 2021 | CAGR 2016-2021 |
Desktop | 103.3 | 23.8% | 88.6 | 21.9% | -3% |
Notebook | 156.8 | 36% | 163.7 | 40.4% | 0.9% |
Tablet 2 em 1 | 21.5 | 4.9% | 45.9 | 11.3% | 16.4% |
Slate Tablet | 153.4 | 35.3% | 107.1 | 26.4% | -6.9% |
Total geral | 435.0 | 100.0% | 405.2 | 100.0% | -1.4% |
(Fonte: IDC – *em milhões.)