Vendas de última hora foram mais fracas em São Paulo que no restante do país.
Na semana da Páscoa (14 a 20 de abril), as vendas cresceram 1,6% em todo o país sobre a semana de 25 a 31 de março de 2013, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Páscoa 2014. Esse percentual foi menor se comparado ao mesmo período do ano passado, que cresceu 5,6% em relação a 2012, e com a semana do Natal de 2013, que registrou alta de 2,7% ante o Natal de 2012.
No final de semana da data – de 18 a 20 de abril –, houve um aumento de 4,4% na comparação com o final de semana equivalente do ano anterior (29 a 31 de março). Em 2013, as compras de última hora haviam crescido 6,8%.
Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana da Páscoa cresceram 3,7%, aumento menor que os 6,9% verificados na semana equivalente de 2013. No final de semana da data, as vendas caíram 5,3%, contra aumento de 7,7% em 2013.
Para os economistas da Serasa Experian, a aceleração da inflação, corroendo o poder de compra do consumidor, e o crediário mais caro por conta dos sucessivos aumentos das taxas de juros, determinaram menor dinamismo nas vendas do varejo por ocasião da Páscoa deste ano.
Vale notar também que a presença do feriado de Tiradentes, emendando com a Páscoa, determinou comportamentos distintos dos consumidores nas lojas no final de semana (vendas de última hora) na cidade de São Paulo (queda de 5,3%) e no Brasil como um todo (alta de 4,4%).