Análise Setorial

Vendas nos supermercados crescem 3,14% em julho

Segundo avaliação da APAS, aumento foi impulsionado pelas férias escolares.

As vendas nos supermercados cresceram 3,14% em julho, em comparação ao mês anterior, no conceito todas as lojas (que considera todas as lojas criadas no período pesquisado). No conceito mesmas lojas (que considera as lojas em operações no tempo mínimo de 12 meses) houve aumento de 2,55% com relação a junho. Os dados são do Índice de Vendas dos Supermercados, calculado mensalmente pela APAS (Associação Paulista de Supermercados).

O crescimento positivo é decorrência das férias, que impulsionam as vendas de alimentos e bebidas; além disso, o mês de julho teve um dia útil a mais do que junho. De acordo com o diretor do Departamento de Economia da APAS, Martinho Paiva Moreira, o aumento nas vendas no conceito todas as lojas tem relação direta com o crescimento orgânico da empresa como, por exemplo, abertura de lojas. Já no conceito mesmas lojas o crescimento é atribuído à quantidade comprada pelo consumidor.

No acumulado de janeiro a julho, o crescimento nas vendas foi de 3,24% em todas as lojas e de 6,30% no conceito mesmas lojas. Ao longo de 2012 o setor supermercadista vem apresentando resultados favoráveis com relação às vendas, superando outras atividades econômicas. “Desta maneira, vislumbra-se um fechamento do ano com crescimento de, aproximadamente, 5% em relação a 2011, baseado no aumento do emprego e da renda”, ressalta Martinho.

Faturamento do setor

O Faturamento Real dos Supermercados no Estado de São Paulo, deflacionado pelo IPCA (IBGE) no conceito de todas as lojas, atingiu, em julho, alta de 2,91% em comparação ao mês anterior. Com relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 2,06% e, no acumulado do ano, a elevação foi de 3,45%. No conceito de mesmas lojas houve alta de 7,33% na comparação com o ano anterior e aumento de 2,32% na comparação mensal. No acumulado do ano a expansão foi de 6,51%.

Já o Faturamento Nominal dos Supermercados no Estado de São Paulo em julho apontou aumento de 7,37% em relação ao mês de julho de 2011 no conceito de todas as lojas. Com relação à comparação mensal, houve aumento de 3,36% e, no acumulado do ano, o crescimento foi de 8,97%. No conceito de mesmas lojas houve elevação de 12,91% na comparação com 2011, elevação de 2,76% na comparação mensal e crescimento de 12,21% no acumulado do ano.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *