O trabalho remoto é uma tendência crescente, com rápida adoção em todo o mundo e principalmente na América Latina: Gartner e outras consultorias apresentam uma tendência de crescimento de 40% até 2021. Considerando as circunstâncias globais geradas pela disseminação do COVID-19 (doença do coronavírus), essa tendência acelerou exponencialmente, pois muitas pessoas que trabalham em casa hoje o fazem como parte da estratégia de empresas e organizações para evitar contágio e preservar a saúde da população.
Diante do isolamento social obrigatório e sem prazo para acabar, ao invés de adiar eventos e importantes reuniões, companhias como a Avantia e a Imagem Geosistemas, estão optando pela videoconferência para manter a operação na ativa. A Imagem, por exemplo, vai fazer um evento no dia 24 de março e reunir no ambiente online mais de 2 mil pessoas. No caso da Avantia, as reuniões que já estavam agendadas, foram mantidas, mas realocadas para o contexto da videoconferência. As reuniões que são fixas – de diretoria e da área comercial e que acontecem às segundas e sextas-feiras, respectivamente, acontecerão, agora, virtualmente a partir da próxima semana.
“A tecnologia é inevitável. Estamos em uma era em que inovação é questão de sobrevivência e nós, da Imagem Geosistemas, temos vocação para a tecnologia que conecta dados, sistemas e pessoas. Quando nos vimos nesta crise global, conseguimos nos adaptar rapidamente, pois isso se reflete em nossas atividades diárias, como, por exemplo, a apresentação online sobre a nova versão do ArcGIS 10.8, o maior lançamento do ano para nós. Conseguimos centenas de pessoas inscritas e tudo está como planejado, tudo feito digitalmente e sem nenhum impacto perante a crise. Essa é a ideia, fazer a tecnologia o nosso plano de ação, continuar interagindo com as pessoas, levando conteúdo e buscando soluções para os principais problemas da sociedade.” Felipe Seabra, gerente de marketing da Imagem Geosistemas
“De repente, nos vemos em uma nova situação. Precisamos rapidamente nos reinventar, aprender novas formas de trabalhar e de nos comunicar tanto com os nossos clientes como quanto com os nossos próprios colaboradores. Diante desta fase de isolamento social, as tecnologias são principais nossas aliadas. Plataformas de comunicação como videoconferência, já têm feito a diferença em nosso dia a dia. Hoje, conseguimos manter as reuniões e eventos internos no calendário e o time em plena sinergia”, afirma Maurício Ciaccio, diretor comercial da Avantia
Dados
Segundo pesquisa da Credence Research (2019) aponta que a videoconferência é uma das soluções de comunicação que mais cresce no mundo. Segundo o estudo, deve movimentar mais de US$ 7 bilhões até 2022. Hoje, este mercado movimenta mais de US$ 4 bilhões globais. Essa tecnologia tem permitido redução de custos para as empresas, desde a diminuição de viagens para reuniões em outras cidades, estados ou países, na oferta de treinamentos e cursos à distância, entre outros benefícios.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter e comente as nossas reportagens