A japonesa Rakuten e a inglesa Vodafone anunciaram nesta que se tornaram os principais investidores de uma rede de satélites de baixa órbita (LEO) que pretende prover conectividade 4G (e futuramente 5G) diretamente para smartphones.
Batizada como SpaceMobile, a startup é uma iniciativa da Avellan Space Technology & Science (AST & Science). Considerando os dois aportes anunciados pela dupla de gigantes, a nova operadora satelital já recebeu US$ 128 milhões em investimentos, incluindo recursos da American Tower, da Cisneros, do fundo Samsung NEXT e do próprio fundador da AST & Science, Abel Avellan.
De acordo com comunicado, a AST & Science já testou com sucesso a tecnologia da SpaceMobile a bordo do satélite BlueWalker 1, lançado em abril de 2019. Desde então, a startup vem validando os resultados. Com o acordo com a Vodafone, a operadora satelital também receberá consultoria técnica, operacional e regulatória da gigante inglesa.
Além de cobrir lacunas de cobertura móvel, o serviço ainda deve amparar o atendimento em regiões remotas. No caso da Vodafone, foram citadas regiões rurais e áreas de risco na Europa e na África. Já a Rakuten (originalmente um e-commerce e depois como MVNO, mas que iniciará operação comercial de rede própria de telecomunicações no mês que vem) terá foco em áreas metropolitanas e rurais do Japão.
Deixe a sua opinião sobre as reportagens do IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter