Estudo inédito do IBOPE mostra que redes sociais digitais podem ser importante fonte de informação sobre o relacionamento entre marcas e consumidores.
O Brasil apresenta uma das maiores taxas de uso de blogs, sites de comunidades e de criação de conteúdo coletivo na internet mundial. Diante desse cenário, as empresas de pesquisa precisam estar preparadas para coletar e analisar as opiniões geradas pelos consumidores nesse ambiente. Esta é uma das conclusões do paper ‘Blogs e Comunidades Online: pesquisa 2.0?’, apresentado pelo IBOPE Inteligência.
“Uma parcela crescente do uso da internet foge da lógica do modelo de transmissão de um para muitos e passa a ser baseada na transmissão de idéias, opiniões e conteúdo de muitos para muitos, constituindo-se em um rico espaço de informações sobre o comportamento dos consumidores e a atitude dos mesmos em relação às marcas”, afirma Marcelo Coutinho, autor do estudo e diretor de análise de mercado e de novos negócios do IBOPE Inteligência.
Segundo o executivo, diversas empresas nos EUA e na Europa já estão utilizando blogs e comunidades para afinar sua linha de comunicação. O IBOPE entrevistou 14 gestores das áreas de marketing e comunicação de empresas brasileiras e verificou que esta prática já começa a aparecer ‘no radar’ das empresas nacionais, embora não tão consolidada quanto nos países onde a penetração da internet é mais elevada.
De acordo com pesquisa do Comitê Gestor da internet no Brasil, divulgada no início de abril, cerca de 40 milhões de brasileiros utilizam a rede regularmente. Deste total, 64% participam de sites de comunidades e 13% criam ou atualizam blogs.