Melhores Práticas

WebMotors acelera decisões com BI

Rodrigo Soler, executivo de BI da Webmotors.

Rodrigo Soler, executivo de BI da Webmotors

Para melhor compreensão das tendências dos negócios e consistência na tomada de decisão, a empresa adotou a plataforma de Business Intelligence da MicroStrategy.

A WebMotors, maior portal brasileiro no segmento automotivo, adquiriu uma plataforma de Business Intelligence da MicroStrategy. O projeto, que será feito em várias fases, tem o objetivo de disponibilizar informações, para as diversas áreas da empresa, dando suporte à tomada de decisão de maneira fácil, rápida e segura.

A empresa já utilizava sistemas internos de geração de relatórios para suportar a tomada de decisão, mas esses sistemas eram totalmente inflexíveis quando se criava novos relatórios e se tentava o cruzamento de dados. Além disso, a área de TI da WebMotors tinha dificuldade para estruturar o grande volume de dados disponível no site, que reúne cadastros, publicidade, mais de 200 mil anúncios de veículos mensais, cerca de 8,5 milhões de usuários únicos por mês, além de automatizar os indicadores e relatórios já existentes.

“A forma como atuávamos antes, para coletar e gerar informações, era bastante trabalhosa e pouco flexível. Por isso, optamos por trabalhar em um projeto que nos desse agilidade e flexibilidade na geração dos relatórios. Também tínhamos que lidar com a falta de padrão entre os conceitos em cada departamento. O que era um pageview para uma área poderia ser entendido de outra forma por outra e isso dificultava a comunicação interna”, explica Rodrigo Soler, executivo da área de Business Intelligence da Webmotors.

Após determinar os problemas que precisavam ser resolvidos, a empresa enviou uma RFP (Request for Proposal) para os principais fornecedores de BI do mercado. Por apresentar uma boa relação custo x benefício, investimento competitivo e uma plataforma única e integrada, a escolhida para a empreitada foi a MicroStrategy. Da contratação da fornecedora, efetivada em outubro de 2007, à implementação da primeira fase do projeto, que ocorreu nas duas principais áreas comerciais da WebMotors (venda de anúncios para pessoa jurídica e pessoa física), transcorreram-se apenas cinco meses.

Resultados

Com a nova ferramenta de BI da MicroStrategy, os relatórios da WebMotors são gerados automaticamente e disponibilizados de forma pré-processada, com acesso instantâneo via web. “A solução nos deu maior flexibilidade – hoje conseguimos gerar novos relatórios e cruzar informações que antes não conseguiríamos – e melhor distribuição – agora a informação é distribuída de forma padronizada para as pessoas que precisam dela”, entusiasma-se Soler.

Como resultado, os analistas otimizaram o tempo com coleta e formatação dos dados, o que possibilita maior foco na análise e compreensão das informações. “A implementação do BI permitiu maior controle, segurança e agilidade dos dados e melhor compreensão das tendências dos nossos negócios, trazendo mais consistência no momento de decisão de estratégias e ações. Além de uma visão direta dos objetivos e metas, devido aos dashboards intuitivos da plataforma MicroStrategy, do recebimento de alertas dos indicadores via e-mail e da criação de uma fonte única de informação”, completa o executivo.

Além da aquisição das licenças de software, a empresa adquiriu um pacote de treinamentos para a equipe interna: quem desenvolve relatórios, administra o software e também quem usará o sistema apenas para a consulta. A WebMotors também investiu em equipamentos novos com poder de processamento e armazenamento, que conseguissem suportar o grande volume de dados da empresa e garantir uma performance adequada nas consultas.

O próximo passo da empresa é implementar a ferramenta de BI no departamento de Marketing. O objetivo é que, até o final de 2008, todas as áreas da WebMotors tenham suas informações consolidadas na plataforma de Business Intelligence.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *