BlueSky permite que revenda tenha visibilidade sobre gasto do usuário com serviços na nuvem.
A Westcon-Comstor, distribuidora de soluções de TI, lançou no Brasil esta semana o BlueSky Cloud & Service Management, uma plataforma online que permite às revendas gerenciar os serviços em nuvem. Por enquanto, as soluções da Microsoft são as únicas integradas ao lançamento, mas a perspectiva é que outros fabricantes entrem na parceria. O país é o quarto a receber a plataforma, que já era oferecida na Austrália, na Nova Zelândia e nos Estados Unidos.
Samsung cria serviço de nuvem para a Internet das Coisas
A principal vantagem do BlueSky é a capacidade de gerenciar, em tempo real, quanto o usuário final gasta com cloud, tendo a visibilidade sobre quais produtos ele usa e qual seu retorno de negócio à revenda. “Dessa forma, ela sabe qual cliente dá mais lucro e qual pode representar um prejuízo”, diz Sergio Basílio, diretor de Estratégia de Soluções e responsável por nuvem da Westcon-Comstor na América Latina.
O BlueSky ainda provê à revenda independência na hora de contratar mais serviços de nuvem. Basílio explica que, se um cliente pedir mais licenças do Office 365, por exemplo, a revenda só precisará abrir a plataforma e clicar na quantidade necessária, de forma prática. Além disso, o suporte técnico da solução é em português e no modelo 24/7.
A expectativa da Westcon-Comstor com a solução é se tornar o maior distribuidor de serviço de nuvem do Brasil. Para conquista-lo, a companhia já entrou em negociação com outros fabricantes de tecnologia e pretende agregar ao BlueSky, em até seis meses, a Cisco, a F5 Networks e a Blue Coat. A intenção é adicionar à plataforma todos os 40 fabricantes com que a Westcon-Comstor trabalha no mundo.
Distribuidora anuncia programa de treinamento para a nuvem
Para ajudar a revenda a entender melhor as soluções de cloud, a Westcon-Comstor também anunciou o programa Edge for Cloud. A iniciativa fornece um roteiro e ferramentas para que a revenda domine o ciclo completo do negócio. O programa está estruturado em quatro fases:
1ª – São os vídeos didáticos disponíveis no próprio BlueSky. De acordo com Basílio, são cerca de 40 vídeos que explicam o que é o cloud, quais soluções estão disponíveis para revenda e como utilizá-las.
2ª – Composto por cursos, onde a revenda pode tirar as dúvidas que restaram sobre o cloud.
3ª – Neste nível, a Weston-Comstor indica clientes para a revenda e intermeia a negociação, acompanhando todo o processo de venda.
4ª – Com o conhecimento adquirido, a revenda está madura o suficiente para começar a ofertar novos serviços de nuvem, como o Microsoft Azure. “Dessa forma, o cliente volta ao primeiro passo”, diz Basílio.
O executivo diz que o objetivo do programa é ajudar a revenda a vender mais e melhor, para depois expandir e começar a vender novas soluções.