Economia Digital

WhatsApp Business entra na fase de comercialização

O WhatsApp vai cobrar por notificação enviada para o consumidor, mas somente quando isso acontecer mais de 24 horas depois de uma conversa iniciada pelo cliente final com a marca dentro do aplicativo de mensagens

A partir desta quarta-feira, 1, as empresas já podem “comprar” o WhatsApp Business. O produto passa a ser oferecido comercialmente no mundo todo através do time de vendas do Facebook e de provedores autorizados. Diversas empresas estavam testando o canal no Brasil para a comunicação com seus clientes, como Banco do Brasil, Submarino e Oi.

Na jornada da transformação digital, TIM inclui WhatsApp no relacionamento com clientes

WhatsApp Business chega ao Brasil e pode trazer mudanças na relação entre empresas e consumidores

Como modelo de comercialização, o WhatsApp decidiu que vai cobrar por notificação enviada para o consumidor, mas somente quando isso acontecer mais de 24 horas depois de uma conversa iniciada pelo cliente final com a marca dentro do aplicativo de mensagens. Ou seja, toda a troca de mensagens ao longo de 24 horas em uma conversa cujo primeiro contato tenha partido do consumidor será gratuita. Isso deve fazer com que as marcas estimulem o engajamento dos seus clientes, investindo em um atendimento receptivo de alta qualidade. É permitido o uso de bots e de inteligência artificial por trás desse atendimento.

O WhatsApp dará descontos por volume, mas estes não serão atrelados ao provedor da solução, e sim à marca que o contratou. A empresa espera que o recurso seja usado principalmente para o envio de notificações relevantes de serviços e para o atendimento ao consumidor, como deixa claro a companhia em seu blog oficial.

As empresas usarão seus próprios telefones fixos ou móveis como contato dentro do WhatsApp. O sistema fará a verificação a autenticidade dos contatos de grandes empresas, que serão identificadas com um sinal verde junto da sua imagem e nome no WhatsApp, para dar segurança aos usuários. Para divulgar seus contatos no WhatsApp, as marcas poderão fazer anúncios em sites ou no Facebook com a ferramenta “click para conversar”, que leva diretamente para dentro de uma janela de bate-papo com a empresa no aplicativo.

A empresa ressalta também que todas as mensagens trafegadas entre marcas e consumidores dentro do WhatsApp são criptografadas. E o consumidor pode bloquear o contato de uma marca da mesma forma como bloqueia contatos de pessoas físicas.

O anúncio oficial está no blog da empresa. As empresas interessadas no serviço também podem acessar o formulário aqui.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *