Segurança

WhatsApp para PCs é utilizado como gancho para spam e trojans bancários, diz Kaspersky Lab

No Brasil, especialistas da empresa de segurança encontraram vários domínios maliciosos registrados para serem utilizados nestes ataques.

Analistas da Kaspersky Lab descobriram vários anúncios maliciosos na América Latina que se aproveitam da nova versão do WhatsApp para PCs – que já é realidade – para propagar malware e infectar os usuários. A Kaspersky Lab revelou a distribuição de mensagens maliciosas sobre um suposto WhatsApp para PCs muito antes do ap

No Brasil, especialistas da empresa de segurança encontraram vários domínios maliciosos registrados para serem utilizados nestes ataques. Alguns já estavam em uso e outros esperando o comando dos proprietários para propagar trojans bancários brasileiros:licativo acrescentar a plataforma a seu repertório.

Os especialistas da Kaspersky Lab descobriram também que existem várias versões não oficiais de WhatsApp para PCs que circulam em países de língua espanhola e árabe. Abaixo, um site que oferece uma versão de “WhatsApp Spy” para a instalação:

Ao clicar, o usuário é redirecionado a uma página que pede o número do seu celular para poder fazer o download do aplicativo, mas o que fará de verdade é inscrever o usuário em serviços de númerospremium que lhes custarão dinheiro e lhes enviarão mensagens de spam.

“Não há dúvidas de que o WhatsApp é um dos serviços de mensagens instantâneas mais populares hoje em dia. Seus 700 milhões de usuários em todo o mundo estavam esperando ansiosamente a prometida versão para PCs anunciada há alguns dias, mas não eram os únicos, já que os cibercriminosos também estavam atentos a expectativa gerada pela nova versão e estão aproveitando a deixa para aplicar seus golpes, disse Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

Segundo Assolini, não é difícil encontrar cibercriminosos brasileiros se fazendo-se passar por empresas de marketing, oferecendo pacotes de venda para espalhar spam. Seus serviços não apenas incluem texto, como também a oportunidade de distribuir fotografias, áudio ou vídeo.

WhatsApp ultrapassa marca de 700 milhões de usuários ativos

Infelizmente, não é possível bloquear mensagens de contatos desconhecidos no WhatsApp; a única possibilidade é bloquear o remetente depois que chega a mensagem, o que não resolve completamente o problema. A Kaspersky Lab recomenda que os usuários visitem os sites oficiais das empresas para fazer downloads de qualquer aplicativo. É importante não clicar em links recebidos por e-mail, redes sociais ou através de buscadores da web, já que podem ser imitações e causar um baita incômodo.

 

 

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.