NegóciosWireless

Wi-Fi 6 impulsiona mercado de equipamentos de rede local sem fio, que cresce 31% em 2022

O mercado de equipamentos de rede local sem fio (WLAN) atingiu sua maior receita trimestral no quarto trimestre de 2022 (4T22), aumentando 47,9% ano a ano, para US$ 3,35 bilhões. O mercado cresceu 31,4% ano a ano no ano de 2022, com receitas de US$ 10,0 bilhões, de acordo com resultados publicados pela International Data Corporation (IDC).

 

CONTEÚDO RELACIONADO – Wi-Fi 6 conecta favela em São Paulo

 

Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E, os mais novos padrões da indústria WLAN, continuam a impulsionar esta expansão. Os Pontos de Acesso (APs) Wi-Fi 6 cresceram 36,8% sequencialmente do 3T22 ao 4T22, e no quarto trimestre do ano representaram 82,8% da receita de APs. Enquanto isso, o Wi-Fi 6E, que expande o uso do Wi-Fi para a banda de espectro de 6 GHz, teve uma adoção rápida e contínua, com receitas quase dobrando do 3T22 ao 4T22, atingindo US$ 209 milhões, com o Wi-Fi 6E representando 7,2% das vendas de AP dependentes no 4T22.

O segmento de consumo do mercado WLAN aumentou 4,0% ano a ano no 4T22 e cresceu 0,2% no ano inteiro. A adoção do Wi-Fi 6 também continua no segmento de consumo do mercado WLAN: No 4T22, o Wi-Fi 6 representou 49,3% das receitas do segmento de mercado.

O mercado de WLAN empresarial teve resultados geralmente fortes em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o mercado cresceu 56,4% ano a ano no 4T22 e cresceu 31,4% no ano. No Canadá o mercado cresceu 43,1% no trimestre e 17,5% no ano; na América Latina o mercado cresceu 104,4% no 4T22 e avançou 45,6% no ano.

Na Europa Ocidental, o mercado cresceu 77,1% no trimestre e cresceu 52,8% no ano. Na Europa Central e Oriental, o mercado cresceu 8,2% no 4T22, mas caiu 4,9% no ano. No Oriente Médio e África, o mercado cresceu 73,8% no trimestre e cresceu 42,0% no ano. Na região da Ásia/Pacífico (excluindo Japão e China), o mercado cresceu 44,9% no trimestre e cresceu 34,2% no ano. Na República Popular da China, o mercado cresceu 5,4% no trimestre e 16,0% no ano. O mercado do Japão caiu 6,1% no 4T22, mas subiu 1,9% no ano.

Destaques por companhia 4T22

As receitas de WLAN corporativa da Cisco aumentaram 68,8% ano a ano no 4T22 para US$ 1,5 bilhão e as receitas aumentaram 33,8% no ano inteiro. A participação de mercado da empresa ficou em 41,2% ao final de 2022.

Na HPE-Aruba, a receita de WLAN aumentou 49,6% ano a ano no 4T22 e aumentaram 50,9% no ano inteiro, dando à empresa uma participação de mercado de 14,6% até o final de 2022.

As receitas de WLAN corporativa da Huawei aumentaram 52,4% ano a ano no 4T22 e 33,6% no ano inteiro, dando à empresa uma participação de mercado de 7,6% em 2022.

As receitas de WLAN corporativa da Ubiquiti aumentaram 23,8% ano a ano no 4T22 e aumentaram 11,4% no ano inteiro, dando à empresa 6,8% de participação de mercado em 2022.

As receitas da H3C aumentaram 5,9% no 4T22 e 14,4% no ano, dando à empresa uma participação de mercado de 4,2% até o final de 2022.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *