
A XP Inc. é uma das maiores instituições financeiras do Brasil, com mais de R$ 1 trilhão em ativos totais sob custódia de seus mais de 4 milhões de clientes, segundo resultados financeiros do segundo trimestre de 2024. Com mais de 7 mil colaboradores, a empresa decidiu usar inteligência artificial generativa (IA) para otimizar processos internos e economizou mais de 9 mil horas com a implementação do Copilot para Microsoft 365.
A XP Inc. foi uma das primeiras 10 empresas brasileiras a adotar o Copilot para Microsoft 365 no País. A empresa pensou na possibilidade de automatizar tarefas e resolvê-las com o auxílio da IA generativa a gerar mais inclusão e acessibilidade. De acordo com Adriano Espósito, executivo de TI e líder em Arquitetura Corporativa e Plataformas de Engenharia na XP Inc., a adoção inicial levou entre três e quatro meses, durante os quais a XP estruturou e distribuiu as licenças, além de realizar workshops e mentorias com o apoio da Microsoft.
Durante o processo, a XP Inc. implantou treinamento intensivo com foco na adaptação dos colaboradores às novas ferramentas, ajudando-os a entender as possibilidades e as vantagens que a nova tecnologia permitiria, bem como alinhando as expectativas para os diferentes casos de uso. Essas questões iniciais foram superadas por meio de uma abordagem estruturada e um forte suporte da Microsoft.
Após a adoção da IA generativa, o time da XP Inc., com o apoio da Avanade, parceira e especialista em tecnologia Microsoft, conduziu o projeto de expansão do Copilot. Essa iniciativa resultou na identificação de inúmeros casos de uso em mais de 10% das áreas de negócio com ganhos de produtividade mensurados, impulsionando o uso da ferramenta na organização.
Mais tempo e eficiência para a auditoria
Entre as 9 mil horas de economia geradas pela adoção do Copilot em atividades como reuniões, criação de atas etc., destaca-se o uso por parte do time de auditoria interna, que experimentou um aumento de 30% na eficiência, resultando em economia de tempo. Antes, era necessário reunir informações manualmente e dedicar muito tempo a analisá-las, com o Copilot esse processo tornou-se muito mais ágil.
Outro destaque sentido de forma geral pelos usuários foi o uso do Copilot em reuniões no Microsoft Teams, seja para fazer o acompanhamento dos tópicos discutidos, tomar notas ou aumentar o aproveitamento do conteúdo.
Outro benefício se deu no time de governança, que economizou 7% de tempo ao usar o Copilot em atividades como consolidar e analisar informações de reuniões que tinham com outras áreas, o que antes era feito manualmente. “Nosso time comercial, que realiza várias reuniões com clientes diariamente, agora consegue gerar atas em uma fração do tempo que levava anteriormente. Isso trouxe uma grande produtividade”, diz Espósito.
Os próximos passos da jornada de IA generativa na XP
A XP Inc. está comprometida em continuar explorando novas aplicações do Copilot em toda a suíte de produtos do Microsoft 365, à medida que essa tecnologia seja aprimorada e possa promover mais a eficiência dentro da empresa.
Com diversas áreas já mapeadas e testes bem-sucedidos, a instituição planeja expandir o uso da IA generativa, aproveitando suas funcionalidades avançadas para resolver desafios específicos de cada negócio e proporcionar ainda mais benefícios para os colaboradores com o objetivo de melhorar a entrega que eles fazem para os seus clientes.
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