Empresa quer deixar de ser apenas um aplicativo de delivery e se tornar o que chama de “realizador do rolê”
Quando o Zé Delivery surgiu em 2016, na carona da popularização de diversos outros serviços digitais, como o Uber, a Ambev acreditava que o app seria uma forma de alcançar mais clientes com suas marcas de bebidas e vender mais. Agora, a empresa enxerga no aplicativo uma nova forma de conexão com o consumidor e quer trazer uma experiência mais afetiva.
Durante o LIDE Next_Inteligência Artificial, evento que aconteceu hoje (22/2) em São Paulo, Fernando Mazzarolo, vice-presidente do Zé Delivery, explicou que a empresa passou por uma mudança de imagem. Ao longo do tempo, o app foi percebendo que as pessoas buscavam bebidas para certas emergências, como quando acaba a bebida do churrasco. Por isso, a visão de Mazzarolo é de que o Zé Delivery pode ser mais do que só o aplicativo de entrega e se tornar o “realizador do rolê”.
Para explicar o que ele quer dizer com isso, é preciso voltar no tempo. Lá em 2015, quando o projeto estava sendo concebido, a Ambev já tinha identificado os desejos do cliente: cerveja com preço em conta, gelada e entrega rápida. Como a fabricante também é a distribuidora, ela já tinha uma rede pronta para a entrega, só precisava integrar os comerciantes. Isso feito, o Zé Delivery conseguiu atingir um índice de entrega de até 15 minutos para metade dos pedidos e de 22 minutos para 90% das vendas.
Com o passar do tempo, ela também percebeu a necessidade de vender mais do que apenas produtos da marca, agregando mais cervejarias e expandindo as ofertas, chegando ao ponto de oferecer de tudo para o churrasco, incluindo carne, carvão e gelo (os dois últimos itens sendo os mais vendidos quando considerados os itens que não são da marca Ambev).
Isso já trouxe maior perspectiva de que o Zé Delivery poderia ser o “realizador do rolê”, mas dava para ir além com a tecnologia. Mazzarolo comentou sobre a estratégia de dados para que o serviço fosse mais requisitado durante os dias da semana, usando frases como “hoje você merece uma cervejinha”.
Mas o estalo veio com a ideia de agregar a cerveja ao futebol. Ele explica que foram capturando dados de clientes e incentivando o consumo, mas, para ir além, o Zé perguntou qual era o time de coração do usuário para trazer ofertas nos dias de jogo. A estratégia aumentou de 23 mil para 150 mil as vendas durante as quartas-feiras.
O vice-presidente ainda comentou que o Zé Delivery vai passar a investir mais no marketing em eventos, incluindo jogos de futebol e festivais de música, para aumentar essa percepção de que faz parte do rolê. Também haverá maior integração a recursos de compra offline, sem deixar de lado o programa de pontos já existente dentro da plataforma.
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