Análise Setorial

30% dos professores já utilizam recursos digitais em sala de aula

Sondagem realizada pelo Instituto Canal do Livro mostra que recurso educacional aberto LivroClip começa a ganhar espaço.

 

Os professores de escolas públicas no Brasil já utilizam estratégias digitais em salas de aula. É o que revela uma sondagem realizada com cerca de nove mil educadores em todas as regiões do País. A pesquisa ainda mostra que 30% usam o LivroClip para estimular a aprendizagem dos alunos e 93% dos professores afirmam que a tecnologia amplia o acesso à leitura.

O LivroClip é um Recurso Educacional Aberto (REA), presente no Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC, e premiado pela secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Canal do Livro, em parceria com a Retoque Comunicação.

Um exemplo de como o recurso é utilizado vem do Ceará. A professora Carmelita Fernandes Rodrigues, da escola de ensino médio e fundamental Nossa Senhora da Assunção, de Itapipoca, já utiliza o LivroClip para potencializar o projeto ‘Tarde Literária’. “Utilizamos trailers de obras como Dom Casmurro, Auto da barca do inferno e O triste fim de Policarpo Quaresma para estimular os alunos”, explica Carmelita. “A experiência é muito positiva, pois enriquece o trabalho”, conclui.

“O nosso objetivo é transformar os livros em objetos educacionais na internet”, afirma Luiz Chinan, presidente do Instituto Canal do Livro. “Em breve, lançaremos uma nova plataforma com ferramentas adicionais para estimular a interpretação de textos, o principal desafio do Brasil, segundo as últimas avaliações”, finaliza.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *