De acordo com o Índice Transformação Digital Brasil 2023, produzido pela Pwc Brasil, 69% das instituições esperam que o aumento da eficiência operacional aconteça com a implementação da transformação digital, que ocorre principalmente via automação e automatização de tarefas operacionais.
CONTEÚDO RELACIONADO: Para CI&T, IA é chave para destrancar vantagem competitiva em cliente?
Isso mostra como as organizações continuam voltadas aos impactos imediatos ou de curto prazo da digitalização e menos à transformação estratégica e cultural, processos que exigem mais tempo, mas são cruciais para a competitividade e a sustentabilidade do negócio, segundo a Pwc.
Em relação às mudanças na estrutura organizacional, 12% das organizações mencionaram a formação de novas áreas dedicadas ao digital e à inovação ou a reestruturação de equipes, priorizando especialistas em gestão de infraestrutura, soluções em nuvem e automação de processos. Além disso, 17% das empresas salientaram mudanças no modelo de operação, incorporando práticas como metodologias ágeis, trabalho remoto e aprimoramento estratégico de departamentos específicos.
Transformação digital e cultural
A tecnologia desempenha um papel crucial ao capacitar as organizações a se manterem competitivas em um mundo em constante mudança. Desde sistemas de automação até inteligência artificial e análise de dados, as empresas podem otimizar processos, reduzir custos e melhorar a tomada de decisões com o auxílio da tecnologia. No entanto, é importante lembrar que a implementação bem-sucedida dessas ferramentas depende não apenas da sua eficácia técnica, mas também da aceitação e colaboração das pessoas envolvidas.
Além disso, a gestão de pessoas desempenha um papel fundamental na promoção de uma cultura organizacional que valoriza a inovação, a aprendizagem contínua e a colaboração. Por isso, a Pwc orienta que os resultados da transformação digital só vão chegar ao criar um ambiente onde as pessoas se sintam incentivadas a contribuir com ideias, experimentar novas abordagens e trabalhar em equipe.
Embora encarem a estratégia de transformação digital como fundamental, as empresas ainda não priorizam a transformação integral do negócio para um modelo plenamente digital. Apenas 7% dos participantes indicaram mudanças abrangentes em sua estratégia, incluindo o redesenho do núcleo do negócio e a implementação faseada em todas as áreas.
Portanto, os gestores e líderes precisam adotar uma abordagem holística que reconheça e integre tanto a tecnologia quanto as pessoas em suas estratégias de negócios. Isso envolve investir em ferramentas e recursos tecnológicos de ponta, ao mesmo tempo, em que valoriza o desenvolvimento e o bem-estar dos colaboradores. Ao fazer isso, as empresas podem criar um ambiente onde a tecnologia e as pessoas trabalham em harmonia, impulsionando a inovação, a produtividade e o sucesso empresarial a longo prazo.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).