Apesar de parecer paradoxal, as IAs já podem auxiliar na criação de programas e linhas de código, ainda que de forma limitada.
Estamos vivendo uma época em que as inteligências artificiais vêm expandindo suas capacidades de uma forma sem precedentes. Hoje, as IAs já são encarregadas de diversas atividades cotidianas, muitas delas envolvendo o ambiente digital. Diante desse cenário, alguns podem se perguntar: é possível que uma IA consiga auxiliar em processos de programação? A resposta é sim!
CONTEÚDO RELACIONADO – Gartner anuncia novidades da conferência de Data & Analytics
Pode parecer meio paradoxal encarregar uma IA de tarefas relacionadas à programação e criação de linhas de código, mas isso é perfeitamente possível. O processo vem se aprimorando aos poucos, e hoje os algoritmos já são fundamentais para automatizar algumas etapas básicas, reduzir a quantidade de erros e assegurar um resultado mais satisfatório no final.
Da mesma forma que as inteligências artificiais conseguem automatizar atividades básicas e rotineiras em diversos âmbitos, elas também podem fazer isso na programação. Grande parte da rotina de um desenvolvedor pode ser facilitada e dinamizada através de algoritmos que revisam os códigos através de padrões e apontam onde eles podem ser melhorados. Isso poupa tempo e esforço do profissional.
Um dos maiores pesadelos da vida de um desenvolvedor envolve o debugging, ou seja, o processo de encontrar e eliminar bugs através de incontáveis linhas de código. Graças aos padrões utilizados na programação e a tecnologias como o machine learning, essa etapa não precisa ser tão extensa como costumava ser, já que as IAs se encarregam de encontrar várias falhas mais simples.
Indo ainda mais além dentro dessa possibilidade, existem inteligências artificiais que já são capazes de gerar códigos completos por conta própria. Esse processo se assemelha muito ao recurso de automação, mas aqui ele não atua apenas de maneira parcial. Algumas ferramentas podem completar ou escrever blocos inteiros, exigindo apenas o contexto daquele código. Esse é mais um recurso que vem sendo aprimorado através das IAs generativas.
Ainda que tudo isso seja muito experimental, as inteligências artificiais certamente já vêm trazendo impactos positivos no mundo da programação. Aqueles que estão cursando um curso de análise e desenvolvimento de sistemas contam com a vantagem de estar acompanhando essa evolução em tempo real e aprendendo através dos métodos mais modernos.
Tudo indica que essa é uma tendência que chegou para ficar. Assim como as IAs vêm se tornando cada vez mais essenciais no dia a dia moderno, elas também continuarão expandindo sua atuação dentro do próprio desenvolvimento. É uma questão de tempo até que todos os profissionais da área abracem esta tecnologia em seu ofício.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.