A American Tower (ATC) apresenta sua nova rede neutra FTTH (Fiber to the Home) em Belo Horizinte. O modelo e tecnologia permitem às operadoras oferecerem serviços de telecomunicações, como TV, banda larga e voz, a seus clientes residenciais e empresariais sem a necessidade de investimento em infraestrutura de rede, uma vez que o novo modelo permite o uso mais racional dos ativos de redes ópticas.
Na primeira fase do projeto, a área selecionada utilizará os dutos já existentes na região central de Belo Horizonte, onde já não faz mais sentido construir novas redes subterrâneas, ou até mesmo redes aéreas. O modelo vem ao encontro à necessidade de otimização da infraestrutura e evita a construção de várias redes superpostas, além de contribuir para a melhor organização do uso do espaço.
American Tower lança rede de fibra óptica em Belo Horizonte
O novo modelo propõe o uso compartilhado da rede óptica entre todos os players, replicando a sinergia do modelo de torres ao evitar a redundância de investimentos e uso de espaço. Antes disso, eles tinham apenas a opção de construir sua própria infraestrutura, informa a American Tower do Brasil.
A empresa acredita também que o mesmo conceito pode ser até mais aplicado em cidades menores, onde o desafio se torna ainda maior com relação aos retornos esperados para investimentos individuais em infraestrutura por operadoras e provedores de internet.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter e comente as nossas reportagens

