Economia Digital

Avanço da rede 10 Pastéis pelo país exigiu transformação digital de fornecedores

Empresas do ramo de Food Service têm investido cada vez mais em tecnologia para garantir não apenas a gestão financeira do negócio, mas também processos e rotinas que demandam agilidade e precisão na hora de oferecer o melhor produto aos consumidores.

 

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Seja a otimização na rota de entregas de insumos, a agilidade na reposição de produtos frescos e até mesmo a prospecção de novos clientes, sem modernização e ajuda de ferramentas tecnológicas, os processos podem se tornar obsoletos e levar o negócio à falência.

Maritania Aparecida Figueiredo, proprietária da Cristal Massas e S4 Distribuidora de alimentos, de Curitiba, percebeu que, sem tecnologia, seu negócio correria o risco de ficar estagnado. A Cristal Massas é fornecedora de massas de pastéis para a maior rede de pastelarias do Paraná, a 10 Pastéis, empresa que segue em franca expansão pelo Brasil, e contou com a ajuda de vários sistemas automatizados para crescer junto de sua parceira.

“Com o avanço da rede 10 Pastéis a nível nacional surgiu a demanda de ter um controle maior de insumos vinculado à agilidade da informação. Hoje estamos investindo em rastreamento da mercadoria com a finalidade de rastrear de forma mais precisa eventuais problemas que possam surgir com a logística e a entrega de nossos produtos, que têm que estar sempre fresquinhos”, diz Maritania Figueiredo.

A escolhida para desenvolver as melhorias junto à Cristal Massa foi a Golden IT, empresa de tecnologia que há mais de 20 anos desenvolve soluções de gestão customizadas para empresas e indústrias, especialmente no ramo de alimentação. Uma das grandes características da Golden IT é sempre estar muito próxima de seus clientes, o que permite o desenvolvimento e o aprimoramento da tecnologia com foco na necessidade específica do cliente.

Com o sistema de rastreamento de mercadoria, é possível para a Cristal Massas saber exatamente o andamento de cada entrega, posicionando seus clientes e dando segurança quanto aos prazos.
Outra melhoria em relação à entrega de produtos foi a roteirização. Este recurso tem como finalidade diminuir os custos com as entregas e ganhar agilidade, bem como potencializar o crescimento do setor de vendas, já que a roteirização permite a organização do processo de abertura de mercado de forma consistente.

Ainda em relação às vendas, a Golden IT desenvolveu um sistema de metas-premiações que permite avaliar cada representante no todo. Antigamente, sem o sistema, levava-se cerca de 4 a 5 horas para coletar os números, colocar em planilhas e avaliar o desempenho. Com o sistema, em questão de segundos é possível gerar uma análise para cada vendedor, direcionando-os para os objetivos da empresa, como abrir novos clientes, aumentar o preço médio ou a venda de um determinado produto.

“Rapidamente tivemos novos clientes, aumento do preço médio e volume de vendas. Com as metas bem definidas de cada vendedor, ele já sabe qual será a sua bonificação caso bata as metas estabelecidas”, reforça Maritania. Com as melhorias, a Cristal Massas teve um crescimento de cerca de 20% no último trimestre de 2021.

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