
Djalma Falcão, professor da COPPE/UFRJ e pós-doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), aproveitou o webinar Digitalização do Setor Elétrico, promovido hoje (8/11) pela iniciativa InfraDigital, para dar uma aula sobre o sistema elétrico brasileiro. Durante seu painel, ele também destacou a necessidade que as distribuidoras têm de usar o Big Data para extrair valor dos dados de seus clientes e enfrentar os desafios de energia.
Primeiramente, Falcão explicou que o sistema elétrico é dividido em dois: há um sistema interligado, responsável pela transmissão da energia gerada nas usinas até as distribuidoras, e o sistema de distribuição, que leva até as casas dos consumidores. Dentro deste último também tem a geração distribuída, composta principalmente por painéis solares.
Todo esse sistema passa por uma transição, que envolve digitalização e descentralização. A primeira é a questão da medição inteligente e a inovação que ela puxa, com novos serviços e até novos formatos de cobrança. Já a descentralização envolve a geração distribuída, armazenamento de energia e veículos elétricos, entre outros.
Um paradigma que surge nessa transição é o volume de informação trazida pelos sensores nas redes e pelos medidores inteligentes. É nesse ponto que o Big Data vai ser necessário, utilizando uma grande capacidade de análise para utilizar os dados climáticos junto com o de consumidores, prevendo assim a oferta e demanda de energia.
Falcão também deu exemplos de algoritmos de machine learning que podem aprender padrões de consumo, permitindo automatização de serviços, e o uso de Internet das Coisas (IoT) para diagnosticar falhas na rede.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.