Conhecimento

Bing – a nova aposta da Microsoft para concorrer com o Google

Roberto Grosman, da F Biz

Roberto Grosman, da F Biz

Para atrair usuários e a verba dos anunciantes, o Bing promete resolver, ou pelo menos melhorar, três características dos Buscadores: resultados, organização e tomada de decisão. Certamente, o Google não deixará barato e trará mais inovações para continuar na liderança.

Depois de muita especulação, a Microsoft lançou, oficialmente, durante o SMX Advanced, o Bing, novo serviço de busca da empresa. Vale lembrar que, há poucos dias atrás, o serviço já estava disponível para teste. O Bing (www.bing.com) é o mais novo capítulo da tumultuada luta da Microsoft para alcançar o Google (ou pelo menos conquistar o segundo lugar) na preferência do usuário na hora de fazer buscas na Internet.

Não é a primeira vez que se espera muito da Microsoft. Esta situação já ocorreu com o MSN, depois o Live, especulações sobre a compra do Yahoo!, Kumo etc. Porém, dessa vez, a impressão inicial é que a Microsoft está realmente comprometida a lutar pela liderança deste mercado e seu produto mostra evoluções significativas em alguns tipos de buscas. Além disso, ao digitar www.microsoft.com, fica clara a importância da empresa para este lançamento.

Segundo o Dr. Qi Lu, presidente de serviços online da Microsoft, considerado o principal executivo responsável pela nova estratégia, o Bing pretende resolver, ou pelo menos melhorar, três características dos Buscadores: resultados, organização e tomada de decisão . Vou explicar melhor cada uma delas, mas, para testar os termos que usarei como exemplo, é preciso usar a versão em inglês para os Estados Unidos do Bing (esta opção pode ser encontrada no lado superior direito da página).

Melhores Resultados: o grande objetivo do Bing é entender a intenção do usuário e, assim, trazer a melhor opção de resultados. Ele pretende fazer isso por meio da utilização de respostas mais recentes, busca de dados mais relevantes na categoria buscada e conhecimento do IP do usuário. Alguns exemplos:
– Uma busca por "Oscar Winners" trás como primei ro resultado os ganhadores do Oscar de 2009.
– Quando alguém busca o nome de uma companhia aérea (ex:United Airlines), muitas vezes está interessado em saber o telefone do SAC da empresa. Essa informação, que não aparece no resultado de outros Buscadores, aparece de cara no Bing.
– Se você procura por "movies" ou "restaurants" é bem provável que queira respostas somente na cidade onde está. Neste caso, o Bing traz exatamente estes dados utilizando seu IP como identificador de localidade.

Melhor Organização: um grande problema encontrado pelos usuários que fazem buscas é saber o que cada link significa ou qual categoria de resposta ele trás. O Bing pretende resolver isso por meio de uma barra de navegação dinâmica e algumas outras melhorias, vejam:
– Quando busco alguma cidade, posso querer saber vários tipos de informações sobre ela. Ao digitar o termo "Seattle", no Bing, por exemplo, a barra esquerda do site mostra opções pertinentes a esse tipo de busca como weather, restaurants, attractions, tourism, events e images.
– De maneira semelhante, se a minha busca for por alguma celebridade ou esportista, as respostas e a barra esquerda também se adéquam. Para uma busca por "Kobe BRyant", a barra da esquerda mostra opções como highlights, dunks, biography etc. Além disso, o primeiro resultado é uma foto do jogador com as estatísticas dele nos últimos jogos.
– Outras evoluções nessa linha, são: preview do resultado e links similares. Em uma busca por "Best Buy", além dos resultados no mapa (criado a partir do meu IP), é criada uma pequena lista de buscas parecidas (walmart, target, sears etc).

Tomada de Decisão: finalmente, o Bing inova para ajudar o usuário a tomar decisões em menos buscas e de forma mais fácil. Faz isso por meio da criação de tipos de resultados específicos para as principais categorias de buscas, observe:
– Quando se busca por "restaurants in nyc", por exemplo, além de uma lista com diversos restaurantes que apresentam tipo de cozinha, bairro, preço etc, o Bing oferece um filtro na barra à esquerda, no qual é possível limitar os resultados por vários critérios, entre eles rating, tipo de cozinha, ambiente, formas de pagamento entre outros.
– No caso busca por passagem aéreas, ao digitar, por exemplo, "flights seattle miami", além dos resultados que se espera encontrar, o serviço sugere as possíveis variações de preços que poderão ou não ocorrer no futuro.
– Para os casos em que o internauta faça a busca e, depois, precise buscar novamente o que precisa no site encontrado, o Bing também traz uma solução. Tente, por exemplo, buscar a palavra "ups". Você verá que, além dos dados esperados no primeiro resultado, existe uma caixa que serve para fazer uma busca na própria ferramenta do site, não do Bing.
– Além dessas inovações, o Bing ainda traz outros detalhes interessantes como a avaliação de livros na Amazon.com quando alguém busca pelo nome de um livro, ou a possibilidade de ver vídeos no próprio Buscador (sugiro um teste buscando por "Kobe Bryant" e, posteriormente, escolhendo a opção ”vídeos” na barra à esquerda).

Por essas inovações, pelo investimento maciço que a Microsoft vem colocando nessa área e pelo domínio absoluto do Google até agora, será muito interessante acompanhar a concorrência dos Buscadores pela atenção dos usuários e verba dos anunciantes. Certamente, o Google não deixará barato e trará mais inovações para continuar na liderança. É esperar pra ver!

* Roberto Grosman é diretor de mídia F.biz. O executivo possui bacharelado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo) e MBA no MIT Sloan School, em Boston, nos Estados Unidos. Atuou como executivo da loja online Amazon.com e como Senior Adsense Manager Latin America para o Google.

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