
De passagem pelo Brasil, o americano TS Kelly, Diretor Global de Pesquisa e Insight da Media Contacts fala ao Portal Meta-Análise sobre o crescimento da publicidade digital e as tendências em mobile marketing.
Um semana após o IV Congresso Brasileiro de Publicidade, o consultor americano TS Kelly aproveita sua passagem pelo Brasil para conceder uma entrevista exclusiva ao Portal Meta-Análise em que fala sobre o crescimento da publicidade digital e as tendências em mobile marketing no mundo e no Brasil, que, junto com o México, lidera os investimentos publicitários na América Latina. Com mestrado em Administração de Mídia pelo S.I. Newhouse School na Syracuse University e graduado pela Adelphi University, o executivo é especialista em guiar os clientes na construção da melhor estratégia de comunicação.
Kelly é Diretor Global de Pesquisa e Insight da Media Contacts, multinacional de soluções em marketing interativo, que oferece serviços diferenciados nos segmentos de novas mídias, inovação, mídia gráfica online, mobile marketing, Social Media Marketing (SMM) e marketing em buscadores. Presente em 33 países, com 43 escritórios e mais de 1.000 profissionais, a empresa está no Brasil desde o ano 2000. Em 2007, a Media Contacts cresceu, globalmente, 45%, sendo que no Brasil o crescimento foi de 62% (o que representa cerca de 5% do faturamento global da empresa). Confira a entrevista:
Meta-Análise: Que área da publicidade mais tem crescido nos últimos anos?
TS Kelly: O setor que mais cresce na maioria dos mercados mundiais é a área de busca paga. Até o final da década, em alguns mercados do oeste Europeu, veremos que os aumentos de 60% em todos os gastos com marketing digital serão nessa área. Na Inglaterra, esse share de investimento em buscas já foi atingido.
MA: E o mercado brasileiro, como está posicionado dentro dessa realidade?
TS Kelly: No Brasil, os gastos com propaganda on-line têm sido espetaculares nos últimos anos. Isso deve continuar também na próxima década, independente de qualquer possível mudança, positiva ou negativa, nas mídias offline. O crescimento de setor, no Brasil, deverá ser paralelo com os dos mercados que possuem o varejo como principal atividade. Outras áreas-chaves incluem finanças, viagens e automotivo, que também estão atuando bem.
MA: Qual sua previsão para o futuro do mercado de publicidade online no Brasil?
TS Kelly: O investimento total em propaganda on-line, nos EUA e Oeste Europeu, gira em torno de 9 a 16 por cento. No Brasil, o montante geralmente varia entre 3 e 4 por cento. Acredito que esses gastos alcançarão facilmente, no Brasil, quase 10 por cento até o início da próxima década.
MA: Cada vez mais se fala que os bons resultados das campanhas publicitárias dependem de boas decisões tomadas pelos gestores das empresas. Como o Business Intelligence pode contribuir para o sucesso das estratégias de marketing de uma empresa?
TS Kelly: Business Intelligence, na forma analítica e de dados, tem sido a pedra-chave na condução do desempenho on-line do anunciante nos últimos 10 anos. Com o desenvolvimento do comportamento do consumidor em direção às áreas da mídia social (Web 2.0), mobile, assim como vídeo e áudio digital, otimizar o desempenho das campanhas será ainda mais importante.
No Brasil, assim como em todo o lugar, Business Intelligence será a chave não só para a otimização, no presente e no futuro, de campanhas de marketing, mas também para manter todos atualizados sobre as mudanças nas atividades de mídia e no comportamento do consumidor, que estão por vir.