Meta da rede de escolas de cursos profissionalizantes é crescer 50% em 2012.
Até o final deste mês, a rede de franquias de escolas de cursos profissionalizantes Cebrac – Centro Brasileiro de Cursos vai inaugurar mais três unidades, duas no Espírito Santo (em Vila Velha e Cachoeiro do Itapemirim) e outra no Rio de Janeiro (em Itaboraí). Com essas novas unidades, a rede atinge a marca de 10 escolas abertas em 2012. As outras sete escolas inauguradas no primeiro semestre foram em Ananindeua (PA), Manaus (AM), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Divinópolis (MG), Ibirité (MG) e Piracicaba (SP). No total, a rede tem 105 unidades pelo país.
O plano de expansão da marca para 2012 é ambicioso. Wilson Roberto Giustino, presidente da rede, projetou para este ano um crescimento de 50%. “Estamos correndo atrás e conseguindo atrair novos investidores para o nosso negócio, como é o caso dessas três novas unidades. São três novos franqueados conquistados”, diz o presidente. E, para breve, mais sete novas unidades já estão confirmadas: Araguari (MG), Florianópolis (SC), Juazeiro do Norte (CE), Sumaré (SP), Petrolina (PE), Teresina (PI) e Rio de Janeiro (RJ).
“Mas nosso crescimento acontece também internamente, com alguns franqueados abrindo outras escolas, apostando em novas unidades”, completa Giustino, justificando o otimismo para alcançar a meta planejada. Ele diz que, atualmente, 30% dos franqueados têm mais de uma escola da rede.
É o caso, por exemplo, do Jefferson Willian Vendrametto, que foi professor do curso de contabilidade do Cebrac antes de se tornar franqueado da marca. Hoje, ele tem quatro unidades da rede em funcionamento, todas no interior paulista (em Botucatu, a primeira delas, Ribeirão Preto, Jaú e Araraquara). “Ao tomar conhecimento de casos como esse, os interessados em se tornar donos de uma escola da rede ficam ainda mais confiantes. Eles entendem que os nossos franqueados não estariam investindo na abertura de novas unidades da rede se houvesse grandes riscos ou dificuldades para o negócio”, avalia Giustino.
Para quem deseja abrir uma unidade da rede, o investimento mínimo é de R$ 125 mil e o modelo de negócio é personalizado, levando em conta o capital disponível e as características da região de interesse. O faturamento bruto pode variar de R$ 60 a R$ 250 mil, dependendo da cidade e do porte da unidade, e o retorno do investimento acontece aproximadamente entre 14 e 20 meses. “Oferecemos todo o acompanhamento e o apoio necessários aos novos franqueados, da escolha do ponto onde a escola será instalada ao treinamento dos gestores, seleção e capacitação da equipe de profissionais”, diz o presidente da marca. O contrato do franqueado com o Cebrac é de cinco anos.
Nas escolas, os alunos têm mais de 40 opções de cursos profissionalizantes, que podem durar de 2 a 18 meses, em seis áreas: administrativa, comercial, desenvolvimento pessoal, industrial, saúde e tecnológica.