A Cisco anunciou que está testando um novo modelo de comercialização de suas soluções, o hardware as a service (HaaS). A intenção é, ao invés de vender o equipamento para o cliente, oferecê-lo dentro de uma oferta de serviços, englobando uma cesta de soluções. No momento, o modelo é testado em três países apenas com as soluções de data center da companhia, mas a intenção é que todo o portfólio de hardware da companhia também seja oferecido dessa forma.
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Marcelo Ehalt, diretor de Canais da Cisco do Brasil, explicou, durante uma coletiva de impresa online realizada hoje (28/9), que esse é mais um passo na reformulação do programa de parceiros da empresa. Diferente do que fornecedores de nuvem oferecem com infraestrutura como serviço (IaaS), o HaaS realmente vai entregar uma solução física, mas o cliente vai poder pagar pelo que consome.
“A proposta da Cisco não é oferecer um servidor como serviço, mas entregar toda a solução para o cliente”, explica Ehalt. A intenção é que todo o data center seja entregue como o serviço, incluindo soluções de software. Quem faria todo esse processo seria o próprio canal, algo que alguns já adaptam através de um modelo de leasing.
Para que a oferta chegue ao País, será necessário adaptar o modelo levando em conta a fabricação local, de acordo com o presidente da Cisco do Brasil, Ricardo Mucci. Ele explica que, além das questões de manufatura, também há entraves fiscais que precisam ser resolvidos antes de aplicar a oferta no mercado brasileiro.
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