Com Liquid Spetrum, Ciena redefine construção e operação de redes ópticas

A tecnologia oferece às operadoras de rede uma plataforma totalmente baseada em software que prevê e soluciona os desafios de conectividade.

A Ciena apresenta ao mercado, nesta quarta-feira, 15/03, novos sistemas e funcionalidades que habilitam as operadoras de rede a sintonizar, controlar e ajustar dinamicamente a capacidade óptica em um mundo sob demanda em que o 5G, a IoT, a entrega de conteúdo e a nuvem estão redefinindo de maneira acelerada os requerimentos de rede. Ao combinar sistema óptico flexível totalmente instrumentalizado com um software inovador, o Liquid Spectrum pode monitorar e explorar todos os ativos de rede disponíveis para que os clientes possam responder instantaneamente às novas demandas de largura de banda e alocar capacidades em qualquer caminho em tempo real.

Ciena lança software para gerenciamento de rede

O Liquid Spectrum é o resultado do valor de várias tecnologias ópticas e software de ponta. Estão inlcluídos nesse sistema soluções da Ciena como a camada fotônica reconfigurável altamente instrumentalizada, a óptica coerente WaveLogic Ai, o Blue Planet Manage, Control and Plan (MCP) e outros novos aplicativos avançados de software. Consistente com a filosofia OPn de redes da Ciena, o Liquid Spectrum utiliza APIs e interfaces padrão para suportar os requisitos de arquitetura aberta e acessível das operadoras.

Suportado pela plataforma de software Blue Planet, pela tecnologia óptica coerente ajustável WaveLogic Ai, e com uma camada fotônica reconfigurável, todos desenvolvidos pela Ciena, o Liquid Spectrum ajuda as operadoras a garantir que a quantidade ideal de largura de banda seja usada a qualquer momento. As interfaces abertas para a telemetria de alto desempenho são aplicadas tanto para software como para hardware, dando às operadoras mais opções na implementação de sua arquitetura.

­ O medidor de desempenho Performance Meter, que ajuda as operadoras a garantir proativamente um desempenho otimizado do sistema, oferecendo pela primeira vez acesso a dados precisos de planejamento em tempo real para o hardware existente e para os novos serviços em planejamento.

­ O otimizador de largura de banda Bandwidth Optimizer, que utiliza políticas de serviço definidas pelo cliente e sugere capacidade, configuração de hardware e alocação espectral ideais para qualquer canal, em qualquer caminho de rede.

­ O Liquid Restoration, que aumenta a disponibilidade de serviços por meio do ajuste flexível da capacidade óptica coerente implantada para encaminhar os serviços afetados em qualquer caminho disponível na rede.

­ O sincronizador de linha de onda Wave-Line Synchronizer, que acelera o provisionamento de serviços, reduz as etapas de provisionamento manual e elimina os erros humanos que ocorrem em implantações ópticas de múltiplos fornecedores.

Compartilhe:

Post Comment