O mercado mundial de comunicações unificadas e colaboração (UC&C) deve atingir US$ 69,1 bilhões em receita em 2024, um aumento de 7,5% em comparação a 2023, de acordo com um novo relatório da International Data Corporation (IDC). Entre 2023 e 2028, espera-se que o mercado de UC&C testemunhe uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) ligeiramente menor de 5,7% para atingir US$ 85 bilhões até 2028.
“O mercado de UC&C amadureceu após investimentos significativos feitos nos últimos anos por empresas para lidar com o ambiente de trabalho alterado”, disse Jitesh Gera, gerente de pesquisa, Comunicações unificadas e colaboração na IDC. “Além disso, o mercado de UC&C levou muitas soluções à comoditização. No entanto, a IA agora está mudando o jogo completamente, trazendo uma nova onda de recursos diferenciados que provavelmente atrairão mais investimentos nos próximos anos, à medida que as empresas competem por maior produtividade dos funcionários e melhor engajamento do cliente.”
Analisando os principais segmentos de tecnologia do mercado de UC&C, os dois segmentos de software — colaboração UC (software de reunião sem assinaturas de telefonia de voz) e comunicações unificadas como serviço (UCaaS) (software de reunião incluindo assinaturas de telefonia de voz) — foram responsáveis pela maior parte da receita do mercado mundial (89% em 2023).
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Espera-se que sua participação aumente ainda mais à medida que o crescimento nos segmentos de hardware (telefonia IP e sistemas de videoconferência empresarial) se torne negativo ao longo do período previsto. Enquanto isso, o segmento de colaboração UC deve superar o mercado geral com um CAGR de cinco anos de 7,6%.
A Microsoft continuou a liderar o mercado mundial de UC&C com uma participação de mercado de 44,7% por receita no primeiro trimestre de 2024. Zoom e Cisco seguiram de longe com uma participação de mercado de 6,4% e 5,5%, respectivamente. O restante do mercado é amplamente fragmentado com vários participantes menores focados principalmente em setores verticais específicos ou pequenas e médias empresas (PMEs) em suas geografias de foco.
Entre os impulsionadores da adoção de UC&C está a introdução contínua de recursos de inteligência artificial (IA) em soluções de UC&C. Isso inclui soluções de videoconferência e telefonia habilitadas para IA que ajudam a melhorar a produtividade, bem como recursos que melhoram os resultados de negócios entre funcionários e clientes.
A IDC também espera que as implantações de UC&C baseadas em nuvem aumentem ao longo do tempo, substituindo as implantações locais à medida que a segurança e a integridade dos dados continuam a melhorar. E a integração de soluções de UC com plataformas de contact center continuará à medida que os compradores buscam simplificar suas pilhas de tecnologia e reduzir sua carga administrativa para trabalhar com provedores unificados de recursos de UC, CC e CPaaS.
A IDC define comunicações unificadas e colaboração (UC&C) como uma pilha de soluções de colaboração UC/UCaaS e UC integrada e empacotada que pode incluir uma solução de telefonia avançada integrada com mensagens (por exemplo, e-mail, voz e fax), mensagens instantâneas (IM) ou plataformas de bate-papo, presença e conferência para webconferência, audioconferência e/ou videoconferência.
Essas plataformas também incluem normalmente a criação de equipes/canais para comunicações baseadas em acesso e compartilhamento de conhecimento, além de ferramentas como quadros brancos digitais, compartilhamento de tela, enquetes/pesquisas ao vivo, perguntas e respostas (Q&As) e recursos de agendamento de reuniões. Além das plataformas baseadas em software que facilitam essas comunicações, o mercado de UC&C inclui o hardware primário que permite essas comunicações, incluindo telefones IP de mesa, terminais de videoconferência que compreendem sistemas integrados de câmera e microfone e unidades de controle multiponto (MCUs) conectando vários usuários e dispositivos em uma única rede. Essas soluções de UC&C podem ser entregues por meio de infraestrutura local ou em nuvem pública/privada como serviço.
O relatório da IDC, Worldwide Unified Communications and Collaboration Forecast, 2024-2028 (Doc #US50898624), fornece uma previsão dos principais segmentos de mercado de tecnologia que compõem o ecossistema mundial de comunicações unificadas e colaboração. O relatório também examina os impulsionadores e inibidores de mercado, bem como desenvolvimentos significativos de mercado. Para uma análise mais aprofundada do competitivo mercado de UC&C, um recente IDC MarketScape fornece uma avaliação de 14 fornecedores de plataforma de UC&C. O Worldwide Quarterly Unified Communications and Collaboration Tracker se aprofunda nos dados históricos e de previsão sobre o mercado de UC&C dividido por segmentos de tecnologia, geografias e fornecedores.
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