Política

Com tecnologia como diferencial, Paraná integra programa de sustentabilidade da União Europeia

Imagem: Freepik.

O estado do Paraná foi selecionado para integrar o Programa de Cooperação Internacional Urbana e Regional (IURC, em inglês), desenvolvido pela União Europeia (UE). A proposta é trocar experiências de governança em áreas estratégicas ao redor do mundo e a escolha pelo estado se deve por projetos de inovação que ele desenvolveu na área ambiental.

CONTEÚDO RELACIONADO – Demonstração do potencial do 5G para o agronegócio movimenta o interior do Paraná

Um exemplo é a usina na região dos Campos Gerais, que transforma o lixo orgânico em eletricidade. O projeto tem um custo muito baixo de implantação e poderia ser aplicada em outras regiões. Casos como esse podem ser usados como vitrine para o Paraná, além de poder avançar em temas como turismo rural e sustentável, cidades inteligentes, governo eletrônico e transformação digital. 

A participação do estado nesse projeto da UE é fruto de uma articulação de diversos entes, com destaque para o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), órgão responsável pela implementação da Agenda 2030 no Paraná, e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR). A iniciativa terá duração de até 24 meses e há expectativa de iniciar em setembro. 

Esta primeira fase do programa foca na criação de uma rede internacional de referência para a inovação urbana e regional e desenvolvimento urbano sustentável. Entre as expectativas para a segunda fase estão o aperfeiçoamento das estatísticas que medem o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o fortalecimento da articulação com prefeituras para ações mais focadas segundo o contexto de cada município. 

O IURC é financiado pelo Instrumento de Parceria da União Europeia e tem apoio estratégico da Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia (DG REGIO). 

 

Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *