Casos de sucesso

Com telefonia IP, banco reduz custos e ganha mobilidade

Banco Rendimento já conta com 800 ramais.

Uma solução de telefonia capaz de aliar baixa incidência de problemas técnicos, mobilidade e diminuição de custos com ligações interurbanas levou o Banco Rendimento a substituir sua rede de telefonia tradicional pela tecnologia VoIP (voz sobre IP).

O banco conta atualmente com 800 ramais IP e espera que todos os 40 pontos de atendimento disponham da tecnologia até o fim do ano. “Esta nova infraestrutura trouxe enormes benefícios às nossas operações”, diz Gilberto Rodrigues, dretor de TI do Banco Rendimento. “N caso de uma mudança ou de abertura de uma nova loja, podemos deslocar departamentos inteiros e ampliar nossa capacidade telefônica sem a necessidade de alterar o sistema existente, a fiação, a estrutura física e a rotina de trabalho.”

O projeto teve investimento de R$ 230 mil e foi desenvolvido em parceria com a Damovo. Começou em 2009 na matriz, com a implantação da plataforma de comunicações MX One, da Aastra, que integra voz, dados, vídeo, aplicações, comunicação móvel e fixa convergentes em uma única rede.

Além da redução dos custos com manutenção e eliminação dos gastos com ligações entre a matriz e as filiais, a empresa ganhou maior acessibilidade e produtividade para os colaboradores. “Tínhamos muitos problemas de indisponibilidade com o nosso PABX antigo, que exigia um suporte quase que diário e um alto custo com manutenção. Sem contar que as deficiências da nossa rede de telefonia prejudicavam os processos dos nossos negócios e o atendimento aos clientes”, explica Rodrigues.

A mesma solução permite que os funcionários transitem livremente entre as filiais, utilizando qualquer posição de trabalho com acesso a todas as suas programações de perfil telefônico, já que a tecnologia VoIP independe da posição física do funcionário. Com essa mobilidade, mesmo durante um evento não programado ou uma falha no sistema central, é possível garantir a continuidade dos negócios sem interromper as operações, já que os perfis dos usuários são duplicados em um sistema secundário, que pode ser acessado de qualquer local.

“Pelos recursos que ela oferece, a telefonia IP é extremamente estratégica para nossas operações”, diz Rodrigues.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *