Pesquisas

Companhias aéreas pretendem investir em mobilidade

Metade quer vender bilhetes nos celulares.

Segundo uma pesquisa anual realizada pela Sita, empresa especializada em soluções de comunicação e TI para a indústria aérea, em 2011 cerca de 91% das companhias planejam investir em serviços móveis para passageiros e 93% priorizam a tecnologia de virtualização. As perspectivas são positivas: 54% pretendem aumentar o orçamento de TI e 29% esperam que permaneça o mesmo. Participaram da pesquisa executivos de TI das 200 principais companhias aéreas do mundo, responsáveis pelo transporte de 57% do tráfego mundial de passageiros.

Com relação ao ano passado, 50% das companhias disseram ter investido em TI, 32% não alteraram a verba e 18% reduziram. De maneira geral, o investimento operacional em TI se manteve estável em 1,8%, o que representa o retorno à lucratividade nos últimos 12 meses após dois anos de recessão.

“Vejo o investimento em TI como o parâmetro de confiança da indústria global de transporte aéreo”, diz Paul Coby, presidente do conselho da Sita. “O número de passageiros e as receitas são crescentes. Por isso, estamos vendo companhias aéreas focarem suas verbas em áreas que realmente fazem a diferença estratégica – como a de TI.”

As ofertas de serviço móvel aos passageiros terão seu boom nos próximos três anos, diz a pesquisa. Entre os entrevistados, 91% planejam investir nessas ferramentas. A prioridade são os serviços referentes ao check-in, notificações sobre o voo, cartões de embarque eletrônicos e grade de voos. Companhias aéreas prevêem que, até 2014, 15% de todos os passageiros vão utilizar celulares para realizar o check-in.

Dentre os participantes da pesquisa, 85% das companhias aéreas já vendem (33%) ou planejam vender (52%) bilhetes através de telefones celulares até 2014, e a maioria quer estender a funcionalidade móvel para incluir modificações ou upgrades no bilhete e venda de serviços a bordo.

“A indústria do transporte aéreo tem sido rápida para aproveitar a revolução da mobilidade, que começou há três anos com a chegada dos primeiros smartphones 3G”, diz Francesco Violante, CEO da Sita. “O número de companhias aéreas com venda ativa de bilhetes através de celulares quase dobrou desde o ano passado e vemos planos claros de oferecer uma funcionalidade mais rica em forma de upgrades e modificações no bilhete.”

A pesquisa também confirma o interesse crescente em redes sociais como canais de distribuição. Com o aumento, ofertas de viagens precisam ser entregues aos passageiros de uma forma muito mais específica e personalizada, com base nas preferências dos viajantes e do contexto do canal usado. “Isso se encaixa na estratégia das companhias aéreas de controlar de perto a distribuição, já que mais bilhetes estão sendo vendidos diretamente através dos sites de companhias aéreas e call centers”, diz Violante.

Hoje, 80% das companhias já têm ou planejam ter alguma presença em redes sociais e usam esse canal. “Promoção de produtos e serviços” tem o maior nível de implementação (41%).

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