
Uma pesquisa referente à intenção de troca de plano de internet residencial apontou que pelo menos metade dos respondentes afirma querer contratar um novo pacote de banda larga fixa em 2025 no Brasil. As informações são do Relatório Conexão 2025, segundo o qual a busca por maior velocidade é a principal razão para a mudança de plano residencial (31,60%), enquanto o interesse por mais estabilidade de conexão aparece em segundo lugar (11,32%). Já 49,27% dos usuários dizem não desejar um novo pacote de banda larga.
CONTEÚDO RELACIONADO – Inventor da banda larga ganha medalha de honra da IEEE
Produzido pelas plataformas MelhorPlano.net e Minha Conexão e apoio do iDinheiro, o relatório revela que 34,42% dos respondentes declararam ter um plano de internet residencial com velocidade entre 251 e 500 mega e 32,03% dizem contar um pacote entre 501 e 1.000 mega. Somente 2,68% dos participantes da pesquisa afirmam ter um plano de banda larga com velocidade superior a 1.000 mega.
O Relatório Conexão descreve o perfil de consumo de Telecom no Brasil. O estudo foi feito com base nos usuários do Minha Conexão e a partir de pesquisas qualitativas a respeito de produtos do setor, realizadas entre 02 de dezembro de 2024 e 02 de janeiro de 2025.
No total, foram coletadas 49,6 mil respostas para o estudo. O levantamento também apresenta os índices de internet residencial no país, que levou em consideração 9,7 milhões de testes de velocidade. É possível acessar o Relatório Conexão 2025 por meio do link.
Mais de ⅓ dos usuários diz não trocar pacote de banda larga devido ao contrato de fidelidade
O levantamento apontou que 39% dos participantes da pesquisa se sentem impedidos de contratar um novo plano de internet fixa por causa da fidelidade do pacote que possuem atualmente. Ainda, 17,66% dos respondentes afirmam que outros provedores não têm cobertura em seu endereço e 8,46% não conhecem um plano melhor para contratar.
Quase 30% dos usuários responderam que não enfrentam impeditivos para mudar de pacote de banda larga.
Quase metade dos respondentes nunca mudaram de provedor de internet residencial
Segundo o relatório, 46,95% dos usuários afirmam jamais terem trocado de operadora de internet fixa em sua residência. Entre os que têm o costume de mudar de provedor, 8,21% trocam anualmente, 4,27% alteram a cada dois anos e 6,75% mudam a cada três anos.
As demais pesquisas que compõem o perfil de consumo de Telecom do Relatório Conexão 2025 podem ser acessadas na página do estudo.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X