Cloud Computing

Data Centers da Elea impulsionam IA com instalação de resfriamento líquido

A Elea Data Centers anunciou um acordo com a Vertiv, para o fornecimento de centenas de unidades de distribuição de resfriamento (CDUs). A iniciativa é parte da primeira fase de um investimento da ordem de US$ 300 milhões da companhia destinado a essa tecnologia e faz parte de um movimento com foco em Inteligência Artificial (IA), em seus data centers em São Paulo.

CONTEÚDO RELACIONADO – Elea Digital vai investir R$ 5 bilhões em SP

Esta parceria posiciona estrategicamente a América Latina como player relevante de IA para atender à demanda dos grandes provedores de cloud, o chamado mercado hyperscale. A primeira fase desta iniciativa será colocada em prática em 2025, estabelecendo um novo padrão para operações de data center no Brasil e na região. De acordo com a Americas Market Intelligence, o Brasil reúne condições para ser um líder global em implantações de IA nos próximos anos, a partir de sua matriz energética renovável, capacidade de transmissão de eletricidade disponível e setor de data centers cada vez mais maduro.

Os sistemas de resfriamento líquido Vertiv™ foram projetados com foco em maior eficiência energética para gerenciar aplicações de IA de alta densidade, consumindo menos energia do que os métodos tradicionais de resfriamento por expansão direta e apresentando uma impressionante Eficiência de Uso de Energia (PUE) de 1,15 a 1,2. A tecnologia de resfriamento líquido é essencial para apoiar uma estratégia de sustentabilidade em data centers – um valor fundamental para a Elea e a Vertiv – tornando-se uma solução ideal para empresas locais e globais que buscam otimizar suas capacidades de IA.

Diretores, engenheiros e especialistas em operação, design, arquitetura de sites, rede e construção da Elea passaram um período na Vertiv Academy e no Customer Experience Center da fabricante, em Ohio, EUA, para receber treinamento aprofundado sobre os benefícios do resfriamento líquido e como implementar e dar suporte a essa tecnologia.

Ao utilizar os sistemas de resfriamento líquido da Vertiv como parte de sua infraestrutura robusta, a Elea se posiciona como líder no mercado brasileiro para clientes hyperscale que implantam IA fortalecendo ainda mais a posição da América Latina como uma região pronta para suportar tecnologias de ponta e sustentáveis. Os nove sites da Elea são 100% abastecidos por energia renovável.

Participe das comuni IPNews no InstagramFacebook, LinkedIn e X

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *