Expansão do uso da IoT tem aumentado volume de dados que precisam virar informação. Companhia acredita que análises personalizadas podem facilitar processo.
A Qlik, especializada em análise de dados, lançou uma nova plataforma para desenvolvedores criarem aplicações orientadas a dados. A novidade, apresentada durante o Qonnections, evento anual da empresa para parceiros e clientes, utiliza o modelo associativo da empresa para o desenvolvimento de análises personalizadas.
Chamado de Qlik Core, o lançamento busca resolver os problemas que equipes de TI têm com o alto volume de dados, principalmente agora que a Internet das Coisas (IoT) passa a se tornar realidade. Neste cenário, a Qlik identificou a procura dos usuários por abordagens mais práticas e fáceis de usar, capazes de auxiliar no desenvolvimento mais rápido de projetos.
A partir da solução, os desenvolvedores poderão aproveitar os recursos que a Qlik oferece em suas ofertas, como o Advanced Analytics Toolbox, que disponibiliza extensões do Qlik Sense. Dessa forma, podem-se criar gráficos para análises avançadas através de ações simples como “drag and drop” (arrastar e soltar). A plataforma também permite, por meio de seu modelo associativo, conexão com ambientes de IoT, o que viabiliza escalar a captura e o acesso ao repositório de dados com mais facilidade.
Essas características potencializam o olhar dos usuários finais com relação ao cruzamento de dados, já que permite as diversas associações. Utilizando um modelo de distribuição open-source, a nova plataforma tem suporte para uso de APIs e bibliotecas de integração com projetos que vão além dos dashboards – com componentes como halyard.js, mira.js, enigma.js, enigma-go, picasso.js e after-works.js.