Segundo o Gartner, CIOs estão mudando o padrão de investimento e já dedicam 19% do orçamento de TI ao tema digitalização (16% na América Latina).
Dezenove porcento dos gastos das empresas com tecnologia da informação (TI) é reservado ao tema digitalização, atualmente. Na América Latina este índice é de 16% mas em ambos os casos a tendência é de crescimento, chegando a patamar global de 28% em 2018.
As 10 principais tendências tecnológicas para 2017
Os dados fazem parte da pesquisa feita pelo Gartner, junto a 2.598 CIOs, para traçar a Agenda do CIO em 2017. Baseado em entrevistas feitas em 93 países, o relatório separa empresas nas categorias top, típico e iniciantes em digitalização, e indica que as empresas totalmente engajadas – com processos de planejamento e modelo de negócio – gastam, em média, 33% do orçamento de TI com digitalização, número que deve subir para 44% em 2018.
A pesquisa também aponta que um dos diferenciais de um negócio digital de alto desempenho é a criação e/ou participação em um ecossistema digital, ambiente que atrai as empresas a medida que elas amadurecem nesta área. Nas pesquisa, 79% das empresas integrantes do grupo líder em digitalização informam participar de ecossistemas digitais, em comparação a 49% e 24% para as categorias de executivos de empresas típicas e iniciantes, respectivamente.
“Um ecossistema digital melhora o alcance das empresas. Ele permite conexões escaláveis entre os parceiros conhecidos e os clientes, mas também oferece uma plataforma para que as partes desconhecidas se conectem uma a outra”, afirma Álvaro Mello, vice-presidente de pesquisas do Gartner.
Segundo ele, os ecossistemas diminuem os limites da indústria e ajudam a alavancar empresas, produtos e serviços completamente novos. “Na América Latina, 45% das companhias pesquisadas disseram participar de ecossistemas”, informa o especialista.