Negócios

Diversidade e treinamento, a receita da TOPdesk para crescer 30% ao ano

Crescimento sustentável da companhia no Brasil é resultado do forte compromisso com treinamento da equipe e o compromisso com a diversidade, aponta o presidente do escritório local, Guilherme Morais.

A holandesa TOPdesk, especialista em soluções de Service Desk para ITSM e ESM, tornou um hábito o crescimento de dois dígitos. Os registros recentes se remetem ao período da pandemia da Covid-19, quando a companhia registrou aumentos anuais de receita próximos de 40% e, desde então, a média tem sido uma constante. “Crescemos 30% em 2023”, comenta o presidente do escritório brasileiro da TOPdesk, Guilherme Morais (foto).

CONTEÚDO RELACIONADO – TOPdesk sob nova direção

Por aqui, a expansão é atribuída a uma estratégia de crescimento sustentável, traçada por Morais desde qua assumiu a liderança local, há pouco mais de dois anos. “Definimos duas prioridades: a profissionalização da equipe e o compromisso com a diversidade. Tínhamos que contratar pessoas pretas”, diz o executivo.

Nesta linha, o orçamento para treinamento foi ampliado em quase três vezes e os colaboradores passaram a visitar escritórios da TOPdesk ao redor do mundo para adquirir experiência no negócio. Só em 2023, 60% da equipe viajou para outros países em busca de conhecimento.

Em relação à diversidade, Morais definiu que a equipe seria ampliada com pessoas pretas, saindo de uma representatividade de 9% para os 32% atuais. “A meta agora é evoluir para termos profissionais pretos nos cargos de liderança”, comenta o líder que conta hoje com 55 colaboradores.

Junto com a consolidação da estratégia focada no RH, a TOPdesk Brasil também vai exercitar a autonomia no programa de parceiros de soluções, inaugurado localmente em fevereiro deste ano.

Hoje, a companhia atende a mais de 20 clientes com soluções de terceiros, que englobam análise de dados, omnicanalidade e integração de IA, por exemplo, e já negocia aliança com novos três parceiros para 2024. Na esteira das prioridades está a integração com o sistema de mensagem WhatsApp, algo que não é prioridade na Europa, exemplifica Guilherme Morais.

Capital

A TOPdesk recebeu investimentos de aproximadamente 200 milhões de euros da CVC Growth Funds, o braço de investimento em tecnologia da CVC. Com este aporte, a CVC Growth Funds adquire uma participação minoritária na companhia e irá acelerar seu crescimento e desenvolvimento, em colaboração com o cofundador e CEO, Wolter Smit, e o CFO Rob Haaring.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn Twitter.

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *