A concentração de todo o budget de marketing em poucos canais tende a gerar maior dependência e risco.
A Cauda Longa (Long Tail) é um conceito de 2004 que ainda está se consolidando no Brasil, principalmente no comércio eletrônico. Ele é baseado no fato de que milhares de produtos distintos, segmentados e vendidos em pouca quantidade têm valor comercial igual aos itens best-sellers/populares (poucos produtos que geram o maior volume de vendas) e geralmente são mais rentáveis para a operação. dia
Resumindo, na web você não deve concentrar seu mix apenas em produtos mais vendidos, mas também ter o portfólio abrangente para atender os nichos. Este conceito logo foi incorporado nas ações de links patrocinados no Google, que também levam a mesma lógica de que investir em diversas palavras de nicho é interessante e com retorno muito maior do que as palavras mais concorridas no leilão.
Ou seja, para uma ação de sucesso em marketing digital é necessário ter como base que a cauda longa e não se aplica somente à estratégia comercial ou de adwords de um determinado segmento. Muito mais que isso! É um conceito amplo e que pode (e deve) ser aplicado em todas as ações de marketing digital de uma loja de produtos on-line, principalmente nas ações de mídia externa.
A concentração de todo o budget de marketing em poucos canais tende a gerar maior dependência e risco. E com isso o negócio e ROI (Return on investiment) podem ficar comprometidos com qualquer alteração na negociação com os veículos, como queda pontual de conversão, variação na audiência e etc.
Por isso o conselho é simples: não concentre apenas em grandes portais, links patrocinados e comparadores de preço, como a maioria faz. Esses canais têm muita importância, pois geram volume, mas o poder de negociação com eles é, na maioria das vezes, baixo.
A cada dia torna-se extremamente necessário abrir outras frentes como parcerias sem custo baseadas em desconto/benefício, ações de e-mail marketing, compras coletivas, sites e portais segmentados, por exemplo.
Com certeza é mais trabalhoso fazer a gestão com essa diversidade de canais, mas sem nenhuma dúvida compensará muito mais, com resultados e investimento financeiro certeiros.
*Francisco Cantão é um dos sócios da Proxy Media, agência de marketing digital focada em e-commerce.