Economia DigitalPesquisas

Eficiência energética: redes inteligentes podem economizar US$ 290 bi em custos de energia até 2029

Um novo estudo da Juniper Research concluiu que, até 2029, o potencial de poupança das redes inteligentes aumentará 249%, acima dos US$ 84 milhões em 2024, beneficiando concessionárias e consumidores.

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Este crescimento é impulsionado pelo aumento do investimento em soluções de governos, incluindo os EUA, a China e a Europa, com o BESS (Battery Energy Storage Systems).

Um extrato do novo relatório, Global Smart Grid Market 2024-2029, já está disponível para download gratuito.

Otimizar o BESS tornou-se uma prioridade

A pesquisa concluiu que a mudança do mercado para priorizar a eficiência e as soluções do BESS é facilitada pela necessidade de cumprir as metas climáticas e reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Dado que as energias renováveis ​​não satisfazem a procura atual, garantir que o excesso de energia não seja desperdiçado é crucial para reduzir as emissões de carbono.

O autor da pesquisa, Matthew Purnell, observou: “Não apenas a demanda por BESSs está em alta por parte das redes, instituições e até mesmo dos consumidores, mas o investimento em pesquisa de baterias está acelerando a um ritmo sem precedentes. Os futuros líderes de mercado serão aqueles que desenvolverem baterias melhoradas, capazes de integrar numerosas fontes de energia e, ao mesmo tempo, mitigar a degradação energética; economizando dinheiro para serviços públicos e consumidores.

Expansão de aplicativos GenAI

O relatório também identificou que, embora a IA seja amplamente utilizada para processos de automação de redes, a GenAI (Inteligência Artificial Generativa) fornece recursos adicionais. Modelos generativos treinados em dados de energia do cliente podem criar cenários para que as concessionárias desenvolvam estratégias futuras de rede.

Por exemplo, o cálculo dos requisitos de produção de energia com base na adoção de tecnologias solares pelas casas permite que as empresas de serviços públicos planeiem futuros investimentos na rede. A GenAI permite que os serviços públicos melhorem a eficiência da rede, pelo que as empresas tecnológicas devem integrar soluções nas suas ofertas antes que ocorra a saturação do mercado.

Participe das comuni IPNews no InstagramFacebook, LinkedInWhatsApp e X (Twitter). 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *