Melhores Práticas

Eletrobrás quer estimular inteligência coletiva

Empresa precisava de um portal corporativo que também funcionasse como plataforma de gestão.

A integração de duas áreas que nem sempre trabalham juntas – TI e Comunicação – foi a responsável pelo sucesso do novo portal corporativo da Eletrobrás, empresa de capital aberto com controle governamental, que atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Formadas por profissionais com culturas muito diferentes, a união das duas áreas fez com que todos os processos ganhassem em qualidade e agilidade e que todas as ferramentas fossem acessadas em um único local. Tanto que o novo portal tornou-se uma plataforma de gestão para a empresa trazendo vantagens como simplificação, facilidade de uso e integração com os sistemas legados.

Na condição de “holding”, a Eletrobrás controla 40% da geração e transmissão de energia elétrica do Brasil, por meio de seis subsidiárias. Diante de um enorme fluxo de informação, a companhia precisava ganhar agilidade na publicação de notícias e conteúdo e de uma ferramenta de gestão que tornasse a administração de conteúdo descentralizada, provendo agilidade no desenvolvimento de novos aplicativos e a possibilidade de implementar mudanças na arquitetura do Portal. Para este projeto, a Eletrobrás optou pela plataforma Lumis Portal, da Lumis – fabricante nacional de produtos que simplificam a construção de portais web.

“Queríamos aproveitar o potencial da web para gerenciar o sistema de gestão da empresa. Apresentamos um planejamento que incluísse o cumprimento de alguns desafios como orquestrar o conteúdo, implantar o conceito de colaboração e integração, tudo isso agregando valor ao negócio”, diz Timoteo Moreira Tangarife, coordenador de TI do ambiente web da Eletrobrás.

Agora, clientes, fornecedores e funcionários podem acessar informações dinâmicas, com conexão entre as diferentes plataformas, e conteúdo multimídia (TV, rádio e vídeos). Dentro do portal corporativo, destaca-se a nova intranet, chamada de Eletrolink, que trouxe aos colaboradores uma rápida interação e fácil integração entre os departamentos da empresa, agilidade e interface única (apesar das diferentes linguagens). Esses diferenciais fizeram com que o portal da Eletrobrás reunisse 1.500 usuários, cinco mil visitas diárias e 16 mil pageviews.

A empresa comemora os resultados obtidos para o negócio, como facilidade de acesso às informações distribuídas nos sistemas e bases de dados; otimização dos processos de trabalho; melhor comunicação; integração de sistemas; definição de processos de workflow; integração com outros tipos de softwares instalados; e informação para os colaboradores.

Hoje a empresa utiliza seis servidores apenas para a Intranet: um no ambiente de desenvolvimento, um no ambiente de Webtrends (geração de relatórios de navegação), dois servidores no ambiente de qualidade e dois no ambiente de produção. Os ambientes de produção e de qualidade estão em Cluster e Load Balance, dividindo processamento e balanceando carga dos acessos, possibilitando maior disponibilidade, rapidez e confiabilidade ao serviço. Também está em execução um projeto de virtualização de todo o ambiente de TI.

No projeto da Eletrobrás, o design, arquitetura da informação, usabilidade, acessibilidade e navegabilidade da nova intranet são gerenciados pela equipe de TI, que também é responsável pela infraestrutura e gestão da ferramenta de portal. Já a equipe da Comunicação cuida do conteúdo.

“No momento, os esforços são para tornar a intranet também um espaço de interação e de construção de uma inteligência coletiva dos colaboradores com implantação de ferramentas web 2.0”, finaliza Tangarife.

 

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *