
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) firmaram acordo com a Agência de Tecnologia da República Tcheca (TACR) no valor total de US$ 3 milhões (US$ 1,5 milhão de cada país). O objetivo da iniciativa é estimular a transferência tecnológica em áreas ligadas à Indústria 4.0 para projetos conjuntos.
Os projetos participantes devem ter potencial de mercado e agregar valor às economias do Brasil e da República Tcheca. Os interessados devem apresentar suas propostas em inglês com a participação de, ao menos, uma empresa de cada país e de uma Unidade Embrapii ligada ao Senai. Atualmente, há 11 Institutos Senai de Inovação credenciados.
Os projetos apresentados devem ser voltados para o desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de Tecnologias de Laser Aplicadas, Manufatura Aditiva e Subtrativa; Fábricas Inteligentes com foco em Demonstração Industrial (Manufatura Avançada e Indústria 4.0); Robótica Móvel, Autônoma e Colaborativa, incluindo Tecnologias de Sensores, Visão Computacional, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Manutenção Preditiva; Energia 4.0 com foco na mobilidade e reciclagem elétrica/inteligente; cidades, fazendas e minerações inteligentes.
Para o Senai, o edital é uma oportunidade de aumentar a rede de inovação e internacionalizar os Institutos Senai de Inovação. A instituição acredita que a indústria brasileira será mais competitiva com a ponte tecnológica com a República Tcheca. A chamada para recebimento de propostas fica aberta até 22 de agosto.