Akna

Empresa do setor farmacêutico adota solução de TI para otimizar rede

Tecnologia de TI da Furukawa dá suporte ao Grupo Profarma.

A facilidade de expansão de sua rede de comunicação é um diferencial importante para o Grupo Profarma, um dos principais players do setor farmacêutico no país, que vem crescendo em ritmo constante nos últimos anos. A necessidade de ter uma rede capaz de acompanhar – e suportar – sua rápida expansão foi um dos motivos que levou a Profarma a apostar na solução Laserway Furukawa, que oferece flexibilidade com base em uma infraestrutura de fibra óptica.

“Ainda na fase de projetos, fizemos um estudo comparativo entre uma infraestrutura com cabeamentos UTP (par metálico) e a de fibra óptica, no qual o LaserWay apresentou-se muito mais atrativo no investimento final (mão de obra, material e tempo de execução)”, conta Eduardo Oliveira, gerente de TI da empresa. “Outro ponto positivo é a devolução da área das antigas salas técnicas para as unidades de negócio, visto que, ao utilizar esta solução, essas salas são dispensáveis”, acrescenta.

Oliveira destaca também a facilidade de expansão da rede proporcionada pela solução Laserway – que possui uma infraestrutura capaz de suportar múltiplos usuários e elimina a necessidade de switches de rede de acesso e de distribuição. “Ganhamos velocidade na criação de novos postos de trabalho, uma vez que podemos utilizar uma única fibra principal entre a sala de telecom e o local destinado à expansão e desta ramificar para todos os novos pontos de rede. Além disso, o custo de implementação é baixo, se comparado a uma expansão tradicional”, afirma.

Foi o que aconteceu na sede corporativa do Grupo Profarma, no Rio de Janeiro, onde foi feita a primeira implantação da solução da Furukawa. Em operação desde setembro de 2016, com 560 pontos de rede instalados, a solução Laserway passou por uma expansão em abril de 2017, quando a rede aumentou para 800 pontos instalados – utilizados na transmissão de voz (VoIP) e dados. “Além de possibilitar à área de TI apresentar um projeto com prazo menor de conclusão, a solução atenderá nossas necessidades de expansão/utilização, no mínimo, pelos próximos 15 anos”, ressalta Oliveira.

A capacidade de atender futuros desafios – e demandas por expansão – também é destacada por Mauro Mitiue, diretor comercial da NetSite Shop, empresa parceira da Furukawa que foi responsável pelo projeto na Profarma, como uma das principais vantagens da solução Laserway. “Trata-se de uma infraestrutura pronta para atender necessidades a longo prazo e para suportar diversas aplicações”, afirma.

A solução Laserway foi adotada também como base da infraestrutura de comunicação do novo centro de distribuição do Grupo Profarma, no Rio de Janeiro. Inaugurado no início de novembro, o novo centro possui 850 pontos de rede para transmissão de dados e 500 para voz, todos suportados pela solução da Furukawa.

 

Compartilhe: