O Procon-SP lançou o Ranking dos Perturbadores, uma lista das empresas que ligam ou mandam mensagem para o consumidor que está inscrito no cadastro “Não Me Ligue”, desrespeitando a escolha de quem não quer ser receber ofertas de telemarketing. As empresas de telecom lideraram o índice em 2020, com cinco delas no top 10. Confira:
- NET: 8,8 mil ligações
- Banco BMG: 3,7 mil
- SKY: 3,7 mil
- Vivo: 3,6 mil
- Claro 3,3 mil
- Banco PAN: 3,1 mil
- Itaú Unibanco: 3 mil
- Doutor de Todos: 2,7 mil
- TIM: 2,4 mil
- Safra: 2,2 mil
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Para proteger a privacidade dos consumidores paulistas que não querem ser incomodados com ofertas de telemarketing, o “Não me Ligue” foi instituído pela Lei Estadual nº 13.226/2008 e está em vigor desde 2009. No começo desse ano, com a aprovação da Lei Estadual nº 17.334 /2021, houve uma ampliação do cadastro e, desde março, estão incluídas, além das ligações (inclusive as automáticas ou robocalls), mensagem SMS ou por aplicativos (via Whatsapp, por exemplo).
O ranking, que será atualizado mensalmente, tem como objetivo reforçar o respeito à legislação e leva em conta apenas as ligações realizadas para quem é do estado de São Paulo. Quando um consumidor insere seus dados no “Não Me Ligue”, as empresas ficam proibidas de ligar ou mandar mensagens para buscar o titular da linha ou terceiro a fim de fazer ofertas de telemarketing ou cobrança de qualquer natureza.
Ranking de 2021
O Procon-SP atualiza mensalmente o seu ranking de perturbadores e, até o fim do primeiro semestre, as operadoras e os bancos mantiveram seus maus números, veja:
- Vivo: 3,7 mil ligações
- Doutor de Todos: 3 mil
- Claro: 2,5 mil
- Banco PAN: 2,5 mil
- Itaú Unibanco: 2,3 mil
- TIM: 2,2 mil
- Viva Mais: 2,2 mil
- Santander: 1,8 mil
- Banco BMG: 1,6 mil
- Safra: 1,1 mil
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