Além de melhorar a gestão de ativos e estoques, as tags de RFID e NFC podem ser usadas no relacionamento com clientes.
Visando oferecer um sistema de gestão moderno e pronto para as demandas de inovação, a Sispro acaba de anunciar a liberação da compatibilidade do sistema ERP Sispro Varejo com as tecnologias RFID e NFC. O anúncio tem o objetivo de atender uma preocupação dos varejistas que planejam investir em RFID mas temem que seus sistemas de gestão não estejam preparados para se integrar com os dados coletados das tags.
Mesmo que os leitores possam fazer a leitura e enviar os dados para os sistemas de gestão, estes precisam considerar a formatação das informações a serem recebidas. Há diversos depoimentos de varejistas que precisam mudar de ERP porque seu antigo sistema não possuía a capacidade de comunicação em rádio frequência proporcionada por estas tecnologias.
Além do controle de ativos e estoques, as tags RFID estão possibilitando diversas aplicações no Varejo. Uma das utilizações da tecnologia RFID está no check-out, onde ela permite a leitura imediata dos itens no carrinho e realiza a soma dos valores da compra. A rastreabilidade dos produtos com identificação RFID também possibilita acompanhar a vida útil dos itens do estoque e ativos, incluindo acompanhamento dos períodos de manutenção de produto vendido com garantia estendida.
Tecnologia RFID contribui para a evolução dos esportes
As equipes de marketing das lojas também estão atentas à sua capacidade de criação de ações para cativar e fidelizar clientes. “Em tempos bicudos ou não, manter o cliente sempre é um desafio que deve estar no plano das empresas varejistas. E quando uma tecnologia permite isso, os sistemas de BackOffice devem estar preparados para atender a esta evolução”, comenta Lourival Vieira, diretor de Marketing da Sispro Software Empresarial.