Rede

Facebook cria robô de fiação de fibra com capacidade para reduzir custos na implantação de redes

O Facebook Connectivity acredita ter chegado a um modelo de implementar de forma mais barata e rápida  cabos de fibra óptica. A empresa criou o Bombyx, um robô de implantação de fibra aérea que rasteja ao longo das linhas de energia e envolve a fibra em torno delas.

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

– Conexão InfraDigital – Redes Aéreas de Telecom

A questão do poste: o que o provedor pode fazer para minimizar os problemas

– eB Fibra muda marca para Alloha e anuncia contratação de novo CEO

 

A indicação é que o Bombyx seja usado como solução de fibra de meia milha, o que significa levar a fibra até um poste e de lá um provedor de serviço usaria fibra subterrânea ou conexão wireless para a conexão de última milha.

Para lembrar, a conectividade do Facebook é uma unidade de negócio dedicada a trabalhar em tecnologias e parcerias para levar a internet a mais pessoas ao redor do mundo. Durante uma coletiva de imprensa nesta semana, executivos do Facebook Connectivity disseram que a Bombyx está saindo de sua fase de pesquisa e desenvolvimento e que a empresa está agora em busca de parceiros em potencial, como empresas de energia elétrica.

O Bombyx pode ser implantado em infraestrutura elétrica em qualquer lugar do mundo onde as comunidades estão procurando uma forma de baixo custo para implantar fibra, inclusive nos EUA.

Algumas empresas elétricas já estão implantando fibra aérea por meio de suas linhas de energia. Na verdade, Sprout Fiber Internet, uma divisão da Cullman Electric em Cullman County, Tennessee,  usa fibra aérea para conectar suas subestações com um anel de fibra e, no processo, oferece serviço de banda larga de fibra a 12.000 clientes em potencial que vivem ao longo do caminho daquele anel de fibra.

No entanto, o Facebook diz que uma das grandes desvantagens enfrentadas pelas empresas de energia que estão implantando fibra aérea é que elas normalmente têm que interromper o serviço de energia para residências e empresas durante o processo.

O Bombyx não exige isso porque pode envolver as linhas de energia com fibra sem ajuda humana.

Mas, para chegar a esse ponto com o Bombyx, o Facebook disse que teve que superar muitos obstáculos em seu desenvolvimento. Por exemplo, as linhas de energia são muito finas e só podem suportar uma quantidade limitada de peso. Por causa disso, a empresa usou a trança de Kevlar para tornar a fibra forte, mas também pequena e flexível. Karthik Yogeeswaran, engenheiro de sistemas sem fio do Facebook, disse que a fibra criada pelo Facebook é 10 vezes mais leve do que o cabo de fibra existente e é três vezes menor.

A empresa também reduziu o peso da fibra cortando a contagem de fibra de 96 para 24. O Facebook disse que uma única fibra pode servir até 1.000 residências, de modo que 24 fibras seriam capazes de atender ao mesmo número de residências e empresas que passam por uma linha de alimentação típica.

O Facebook também trabalhou com vários parceiros para desenvolver uma jaqueta resistente para a fibra que pode suportar altas as temperaturas freqüentemente encontradas em linhas de energia.

Yogeeswaran disse que o Facebook também teve que desenvolver uma maneira de o Bombyx capotar à medida que desce na linha de energia, e ainda manter o equilíbrio ao superar qualquer obstáculo que possa encontrar na linha. “Temos sensores que detectam obstáculos e detectam seus limites”, disse ele.

Participe das comunidades IPNews no FacebookLinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *