Serviços

Falha humana responde por 37% dos problemas de rede

Rede Virtual Empresarial traz segurança.

As mudanças de um data Center para outro podem levar dois dias e por em risco o funcionamento de processos críticos. De acordo com Ricardo Geraldo, gerente de ofertas de dados da Avaya, o Yankee Group aponta 37% dos problemas em redes com origem nos erros dos profissionais envolvidos. “A transição mais prolongada pode levar 12 horas de design, 16 de configuração e 20 controlando a mudança”, ele detalhou em uma das palestras da feira e congresso Netcom, sobre redes e telecomunicações, que acontece até quinta-feira (29), no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Rede Virtual Empresarial (Vena em inglês) é uma alternativa: com ela, o design dura duas horas, a configuração trinta minutos e o controle da mudança duas horas. “As estrutura se tornam transparentes e só se configura a transição das bordas, o data Center core fica intacto, quer dizer os ganhos de tempo e segurança são evidentes”.

Com Vena, a criação e descarte das redes acontece rapidamente e o tráfego de dados é segregado. “É possível comportar dezesseis milhões de redes: é altamente escalável. O custo do roteamento do tráfego de dados é configurado pelo usuário e este pode ser otimizado conforme o que os arquitetos de rede puderem entregar aos públicos que acessam, no caso de universidades ou aeroportos, por exemplo, com muitas pessoas em rede wi-fi, mas onde não se pode perder de vista a segurança”.

A Avaya e a Huawei já implementaram redes deste tipo. “A redundância oferecida é possível graças ao monitoramente prévio, que permite verificar disponibilidade dos melhores links, para redirecionar o tráfego em caso de problemas de conexão”.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *