A Fibracem anunciou o lançamento de dois produtos para as redes ópticas: o DIO Data Center, especificamente desenvolvido para uso em data centers, e a Família F2X. A primeira solução promete otimizar a quantidade de conexões ópticas no Distribuidor Interno Óptico (DIO) de data centers, enquanto a nova linha de produtos é composta por um DIO completo.
Fibracem mantém produção e planos de inauguração de nova planta no Espírito Santo
A fabricante explica que as fibras ópticas são agrupadas em um cabo e são terminadas em um DIO, que é, basicamente, uma bandeja para acomodação e proteção das fibras, uma régua com conectores ópticos, onde são inseridos os cordões ópticos para conexão entre equipamentos. A solução otimiza o armazenamento de conexões em racks de data centers, onde a ocupação de espaços é geralmente feita de forma vertical, estando sempre em situação crítica devido ao grande volume de conexões ópticas utilizadas.
O DIO Data Center permite a alta concentração de terminações ópticas em pouco espaço. O destaque é o acesso diferenciado aos adaptadores e conectores dos cordões de manobra devido à abertura de 180° da tampa de proteção do DIO. A facilidade de conexão possibilita que os equipamentos sejam interligados de maneira rápida, facilitando a manutenção, o remanejamento ou a substituição de equipamentos ou mudanças de rota. O Dio Data Center tem capacidade de acomodar até 72 fibras em apenas 1 U de altura em racks com o uso de conectores LC.
A indústria também criou a Família F2X para garantir a qualidade da conexão óptica com o uso de materiais de um único fornecedor e facilitar o dia a dia – desde o comprador até o usuário dos produtos. A família F2X é composta por um DIO completo, ou seja, com os conectores, os adaptadores e os pigtails, além dos cordões duplex de interligação que acompanham o DIO na Família F2X.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.